Tal como na última edição, a prova vai consistir em três ligas (A, B e C) de 16 seleções cada e uma quarta (D) de sete, com a composição deste agrupamento a ser decidida por promoções e despromoções.

Estes são os grupos da liga A:

Grupo 1: Áustria, Croácia, Dinamarca, França

Grupo 2: Suíça, República Checa, Portugal, Espanha

Grupo 3: Hungria, Inglaterra, Alemanha, Itália

Grupo 4: País de Gales, Polónia, Países Baixos, Bélgica

No sorteio que decorreu na sede da UEFA, em Nyon, Portugal, que venceu a primeira edição da prova, estava incluído no pote 2, juntamente com Países Baixos, Dinamarca e Alemanha, pelo que já se sabia à partida que iria integrar o mesmo grupo de uma das seleções semifinalistas da última Liga das Nações.

Espanha, no caminho de Portugal, foi a finalista vencida na passada edição da Liga das Nações, conquistada pela França.

Em junho e setembro do próximo ano, todas as seleções vão medir forças entre si, quer na condição de visitado quer como visitante, sendo que quatro das seis rondas têm de ser disputadas em junho, por motivos de calendarização, face à realização do próximo Mundial durante o inverno de 2022.

Os quatro vencedores dos grupos da Liga A qualificam-se para a fase final, que inclui meias-finais, final e partida de atribuição do terceiro e quarto lugares. Esta ‘final four’ da Liga das Nações será realizada em junho de 2023.