O sorteio dos oitavos-de-final da Liga dos Campeões decorreu hoje de manhã em Nyon, na Suíça, na sede da UEFA, a organização responsável pela prova.

Os portugueses em prova sabem então qual a sua sorte, sendo que João Félix pode justamente queixar-se da mesma, já que o seu Atlético de Madrid calhou com o Liverpool.  A equipa inglesa é a atual campeã em título, encontrando-se prestes a disputar o Mundial de Clubes, e está no topo da Premier League. Já o conjunto treinado por Diego Simeone, mesmo sempre com o rótulo de ‘outsider’, foi finalista em 2013/14 e 2015/16.

Já para Cristiano Ronaldo o sorteio foi mais simpático, pois a Juventus encontrará pela frente o Lyon, equipa que ficou em segundo lugar no grupo G — onde se encontrava o Benfica — e que se encontra numa fase de forma altamente inconsistente, estando em oitavo lugar da liga francesa. Pior ainda, os gones perderam a sua estrela, o holandês Memphis Depay, que não voltar a atuar esta temporada, devido a lesão grave.

O sorteio para José Mourinho foi algo agridoce, já que evitou os tubarões do Bayern, do Barcelona ou do PSG, mas calhou com o RB Leipzig, equipa que dominou o grupo onde se encontrava o Benfica e que neste momento se mantém no primeiro posto da liga alemã. A formação germânica, que há quatro anos ainda andava pelo segundo escalão no seu país, é um dos estreantes dos ‘oitavos’.

Outro dos jogos grandes nesta fase promete ser o Real Madrid, que vai defrontar o Manchester City, onde militam Bernardo Silva e João Cancelo. Os merengues, depois de uma campanha fraca no ano passado, vão querer progredir na prova, mas terão pela frente a equipa de Pep Guardiola, que tem pecado sucessivamente na competição e que vai procurar afirmar-se em definitivo neste ano.

Igualmente promissores são os embates entre Chelsea e o Bayern de Munique — recorde-se da famosa final de 2012 em que os ingleses "roubaram" a vitória aos bávaros no seu próprio terreno — e entre o Paris Saint-Germain (outra das equipas milionárias que tarda em impor-se na Champions) e o Borussia Dortmund, onde joga Raphael Guerreiro.

Nos outros jogos desta fase de grupos, o Barcelona de Lionel Messi e Nelson Semedo vai bater-se contra os italianos do Nápoles, onde joga Mário Rui. De resto, os culés vão ter no argentino — recentemente considerado o melhor jogador do mundo — a principal arma contra uma equipa que, depois de anos de consistência, tem passado uma má fase, tendo recentemente contratado Gennaro Gattuso para mudar o seu rumo.

De mencionar ainda o Valência, onde joga Gonçalo Guedes, que vai defrontar a Atalanta, a equipa sensação da prova pelo simples facto de não só estar a fazer a sua estreia na competição, como ter conseguido chegar a esta fase da Liga dos Campeões. Esse jogo, tal como o Nápoles contra o Barcelona e o Tottenham contra o RB Leipzig têm o condão de serem confrontos inéditos na história das competições europeias.

Esta fase dos oitavos-de-final é marcada pela presença de apenas equipas das cinco principais ligas europeias — inglesa, espanhola, alemã, italiana e francesa —, algo inédito na história da competição. Tal facto, aliás, tem vindo a ser mencionado com prova de que a desigualdade no futebol europeu tem vindo a crescer.

Apesar de não haver qualquer equipa portuguesa nesta fase da competição, o país está bem representado por José Mourinho (Tottenham) e por nove jogadores — Cristiano Ronaldo (Juventus), Bernardo Silva e João Cancelo (Manchester City), João Félix (Atlético de Madrid), Raphael Guerreiro (Borussia Dortmund), Nelson Semedo (Barcelona), Mário Rui (Nápoles), Gonçalo Guedes (Valência) e Anthony Lopes (Lyon).

A primeira mão destes jogos decorrerá nos dias 18, 19, 25 e 26 de fevereiro, sendo que, para a segunda, as datas reservadas são os dias 10, 11, 17 e 18 de março.

A final está marcada para 30 de maio, em Istambul.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.