Forçada pelas semifinais da FA Cup que serão disputadas no próximo fim de semana, a Premier League antecipou duas partidas: Manchester City-Aston Villa para terça-feira, e Arsenal-Crystal Palace para quarta.

Com a vitória suada contra o Leicester no domingo, o Liverpool acumula agora 79 pontos, enquanto o Arsenal tem 66.

Faltam cinco rodadas para o fim do campeonato, ou seja, 15 pontos em disputa. Com isso, se perder para o Crystal Palace (12º), o Arsenal poderá conquistar no máximo 12 pontos, o que torna impossível alcançar o Liverpool.

Em caso de empate, o Liverpool não seria campeão matematicamente, mas sim virtualmente, pois superaria o Arsenal por 12 pontos, com um saldo de golos de +10.

O clube de Arne Slot precisaria apenas de um empate em Anfield contra o Tottenham no domingo para comemorar com os seus adeptos o 20º título inglês na sua história, empatando com o Manchester United em número de conquistas.

O Arsenal, porém, segue uma boa fase, invicto desde 22 de fevereiro (quando perdeu por 1 a 0 para o West Ham) e tem como principal objetivo no final da temporada, pelo menos o mais realista, a Liga dos Campeões.

City-Villa: duelo crucial por vaga na Champions -

Jogar na quarta-feira dará ao clube do técnico Mikel Arteta mais alguns dias de descanso e preparação antes de encarar o jogo de ida da semifinal contra o PSG na próxima terça-feira.

Nesta terça, também se enfrentam o Manchester City (4º) de Pep Guardiola e o Aston Villa (7º) de Unai Emery, num duelo que pode ser decisivo na luta pelas cinco posições que darão direito a disputar a próxima Champions.

A Premier League já garantiu um quinto representante ao ficar em primeiro lugar no ranking da Uefa, e pode até ter um sexto se Manchester United ou Tottenham vencerem a Liga Europa.

O City, que está apenas um ponto à frente de seu adversário de terça-feira, também estará de olho na semifinal da FA Cup que disputará domingo contra o Nottingham Forest, uma chance para os comandados de Guardiola encerrarem em alta uma temporada decepcionante.

A outra semifinal da Copa da Inglaterra será no sábado entre Crystal Palace e Aston Villa.