O presidente do Sport Lisboa e Benfica esteve na manhã desta segunda-feira, 7 de janeiro, no programa de Cristina Ferreira, que estreou hoje na SIC.
Questionado pela apresentadora sobre o novo técnico, Luís Filipe Vieira respondeu que para a "semana vai ter essa curiosidade satisfeita".
"Neste momento a única hipótese que existe é Bruno Lage", explicou o presidente dos encarnados quando questionado sobre a possibilidade de um possível regresso do "amigo" Jorge Jesus à Luz.
Isto porque nas palavras do próprio, "quem é que não gostaria de estar no Benfica?". E acrescenta: "Nunca houve interesse nos treinadores que se ouve por aí", numa alusão aos vários nomes que estão a ser apontados ao cargo.
Todavia, no caso de Bruno Lage, tal significa que tem condições para continuar a título definitivo caso os resultados estejam a ser positivos? O técnico da equipa B encarnada assumiu o cargo de treinador interino da equipa principal na receção ao Rio Ave — jogo que Benfica venceu ao virar uma desvantagem de 2-0 e ao impor-se por 4-2, graças aos golos de Seferovic e João Félix.
"Não é um problema de continuar a correr bem. Se me perguntar se ele [Bruno Lage] tem perfil para ser o treinador do Benfica, aí digo que sim", respondeu, sem desvendar muito mais o jogo.
"Quem é que não gostava de ter o Mourinho?"
Porém, um dos nomes falados para suceder a Rui Vitória é o de José Mourinho. E o presidente encarnado não esconde que gostava de contar com o técnico português.
"Quem é que não gostava de ter o Mourinho? Se ele disser amanhã que sim, vem logo".
Confrontado com essa realidade, existe o esforço financeiro a ter em conta nessa equação, visto que aquilo que Mourinho aufere não é para todos os cofres — especialmente para a realidade do campeonato português. No entanto, isso não o assusta.
"Se o Mourinho viesse para o Benfica, em vez de 27 jogadores o Benfica tinha 21 ou 22", disse Luís Filipe Vieira em tom de brincadeira. "O dinheiro não é problema para o Benfica neste momento", disse.
Todavia, apesar de não desvendar muito sobre o futuro treinador, deixou uma garantia. "Na próxima semana as coisas vão-se clarificar todas e os benfiquistas terão um treinador", disse.
No mesmo programa, adiantou também os planos para o futuro do clube e falou sobre a expansão do centro de estágios do Seixal onde vão ser feitos mais seis campos de futebol, vai ser criada uma unidade hoteleira e um colégio internacional do Benfica — que será aberto, mas focado nos jovens do Benfica, para que possam conciliar os estudos e os treinos.
"Não podemos ganhar sempre"
Luís Filipe Vieira também abordou os cânticos dos adeptos do Benfica durante o jogo com o Rio Ave. Ouvir "Já só falta o Vieira" [em alusão à saída de Rui Vitória], deixou o presidente encarnado "magoado". E também aproveitou para deixar um recado aos apoiantes do clube.
"Também não podemos ganhar sempre, as pessoas têm de ter noção disso. Se calhar estamos habituados a ganhar muitas vezes, mas há alturas na vida em que temos de dar um passo atrás", disse.
E justifica: "Acho que consegui reestruturar o Benfica já para o futuro, quem vier a seguir só tem de seguir os passos que foram dados".
Luís Filipe Vieira ressalvou também que faz intenções de continuar a liderar a estrutura encarnada ao confidenciar a Cristina Ferreira que ainda se ia "candidatar mais uma vez". Depois disso, "já terá 72 anos" e seria complicado.
Contudo, sente que o trabalho ainda não está terminado. E dá exemplo da "única infraestrutura" que o Benfica ainda carece: um "Centro de Alto Rendimento para as modalidades amadoras" que planeia fazer "em Oeiras".
Quanto às críticas de que é alvo diz que não "liga muito" pois garante que nunca foi "corrupto na vida" e que nunca desviou dinheiro "de ninguém". Está, nas suas palavras, "à vontade com essa situação".
"A saída de Rui Vitória foi pacífica"
Vieira não esquece a saída do treinador ribatejano. "Estamos juntos", acrescentou Vieira ao "abraço" enviado a Vitória através das câmaras depois de confidenciar que a saída foi "pacífica", ordeira e sem problemas.
"As pessoas ainda vão sentir a sua falta", sugeriu ainda após explicar algo que estava pouco claro desde a hora em que as notícias sobre a rescisão oficial de Rui Vitória vieram a público: que esta aconteceu a pedido do técnico. Pelo menos, assim explicou o presidente encarnado.
"Foi ele que quis sair e que colocou o lugar à disposição", reiterou.
A presença de Luís Filipe Vieira no programa de Cristiana Ferreira teve lugar numa altura em que o clube procura um novo técnico para assumir o comando da equipa principal de futebol.
Rui Vitória, o treinador que levou o Benfica à conquista do inédito tetracampeonato de futebol, abandonou o clube no passado dia 3 de janeiro, empurrado pelos maus resultados, que tornaram insustentável a sua continuidade na Luz após três anos e meio.
Comentários