Numa mensagem publicada nas redes sociais, o FC Alverca comunica, "de acordo com as informações prestadas pelo corpo médico do Hospital de Vila Franca de Xira, o falecimento por morte cerebral do [...] atleta Alex Sandro dos Santos Apolinário, esta manhã".

"O FC Alverca Futebol SAD prestará todo o apoio necessário a seus familiares", acrescenta ainda o clube lisboeta. "Neste momento de luto todas as atividades do FC Alverca estão canceladas".

No domingo, Alex Apolinário sofreu uma paragem cardiorrespiratória durante o jogo entre Alverca e União de Almeirim, a contar para a 10.ª jornada da Série F do Campeonato de Portugal, que acabou por ser interrompido.

O jogador brasileiro caiu inanimado, ao minuto 27 do jogo, quando se deslocava no campo do Complexo Desportivo do Futebol Clube de Alverca, sem que estivesse a disputar qualquer lance.

Alertado para o sucedido por vários jogadores, o árbitro Gonçalo Carreira, de Leiria, interrompeu a partida e as equipas médicas entraram de imediato em campo.

Alex Apolinário foi transportado para o Hospital de Vila Franca de Xira pelos bombeiros de Alverca, que realizaram manobras de reanimação ainda no relvado.

Já na segunda-feira o clube ribatejano informou que o jogador, de 24 anos, se encontrava em “estado grave, estabilizado e em coma induzido” no Hospital de Vila Franca de Xira.

Na terça-feira, em declarações ao site Globoesporte, a mãe do jogador brasileiro revelava que Apolinário estaria a recuperar de forma “surpreendente”.

“Os médicos visitaram-no de manhã e ficaram surpreendidos com a recuperação. Para nos passarem essa informação, creio que ele já reagiu. Não se pode apressar a recuperação. Foi uma batalha dura. Fez exames ao coração, rins, fígado e agora fez à cabeça, e não acusaram nada”, dizia Vânia Valentim.

O jogador chegou ao futebol português em 2018/2019 para alinhar pelo Alverca, após ter representado o Cruzeiro e o Atlético Paranaense no Brasil.

União de Almeirim unido "para sempre" ao Alverca após a morte de Alex Apolinário

O União de Almeirim disse estar unido “para sempre” ao Alverca e aos seus jogadores, após a morte hoje do futebolista Alex Apolinário, que sofreu no domingo uma paragem cardiorrespiratória no jogo entre os dois clubes.

“O dia de hoje e esta publicação são dedicados ao atleta Alex Apolinário. Estaremos para sempre unidos ao FC Alverca e aos seus jogadores devido à esta perda irreparável”, assinalou o emblema ribatejano nas redes sociais.

“Em um momento como este só podemos transmitir uma mensagem de paz, amor e força aos familiares, amigos e companheiros de profissão do inesquecível Alex”, disse ainda o União de Almeirim.

FPF decreta minuto de silêncio em homenagem a Alex Apolinário

A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) decretou o cumprimento um minuto de silêncio em todos os encontros que organiza, em memória do futebolista.

Em nota divulgada no seu site oficial, a FPF refere que “vai honrar a memória do futebolista Alex Apolinário decretando um minuto de silêncio nos jogos da sua tutela, agendados entre esta quinta-feira e o próximo domingo”.

“Numa época tão difícil e em que o futebol tem sofrido tantas perdas, torna-se ainda mais incompreensível e injusto ter de aceitar o desaparecimento de um jovem que deveria ter tido pela frente muito mais vida e a oportunidade de continuar a construir a carreira de futebolista pela qual tanto lutou”, prosseguiu Fernando Gomes.

O presidente da FPF dirigiu-se, “em nome do futebol português, a todos os familiares, colegas e amigos de Alex Apolinário, assim como ao FC Alverca, clube que honrou”, para apresentar os “mais profundos pêsames”, numa “hora de enorme dor, sabendo que as palavras pouco podem confortar”.

Secretário de Estado da Juventude e do Desporto lamenta morte de Alex Apolinário

O secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, lamentou hoje a morte do futebolista Alex Apolinário, do Alverca, na sequência de uma paragem cardiorrespiratória sofrida domingo, no jogo com a União de Almeirim.

“Foi com sentimento de profundo pesar que tomei conhecimento do falecimento do jogador Alex Apolinário. À sua família, ao Alverca FC e a todos os seus amigos, envio as minhas condolências por esta perda irreparável”, refere João Paulo Rebelo, na rede social Twitter.

Benfica e FC Porto associam-se a manifestações de pesar

“O Sport Lisboa e Benfica manifesta o mais profundo pesar e tristeza pelo trágico falecimento do jogador do FC Alverca, Alex Apolinário”, assinalou o Benfica, sentimento também expresso pelo FC Porto, com o campeão nacional a dizer "estar com a família e amigos" do jogador neste momento difícil.

Também da parte dos 'dragões', o treinador Sérgio Conceição manifestou o sentimento de tristeza seu e do clube, quando foi informado do sucedido, num momento em que fazia a antevisão do jogo da I Liga com o Famalicão.

"O jogador do Alverca não resistiu. Aproveito para mandar um abraço de condolências à família e amigos da parte do FC Porto. E o meu sentimento... O futebol e a vida têm destas coisas. Um jovem acabar desta forma não é fácil para ninguém e aqui fica o meu abraço para a família e amigos", concluiu.

Outros emblemas do futebol português associaram-se ao sentimento de tragédia vivido com a morte do jogador, com manifestações de apoio e solidariedade para com a família do médio brasileiro e para com o Alverca, clube no qual Apolinário cumpria a terceira época.

Sporting de Braga, Paços de Ferreira, Tondela, Farense, União de Leiria, Leixões e Sindicato de Jogadores usaram as respetivas páginas para expressarem pesar, bem como o presidente da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, Pedro Proença, que, tal como o presidente da Federação Portuguesa de Futebol, Fernando Gomes, lamentou a morte.

“Alex Apolinário era, como tantos outros, um jovem à procura de cumprir os seus sonhos no futebol. A sua queda inanimada em campo a fazer o que, certamente, mais gostava na vida é um daqueles momentos que queremos nunca mais voltar a assistir”, assinalou o presidente da Liga, endereçando condolências à família, amigos e ao clube ribatejano.

Do Brasil chegaram também mensagens de consternação, nomeadamente do Cruzeiro e do Atlético Paranaense, clubes que Alex Apolinário representou antes de assinar em 2018/19 pelo Alverca.

“O Cruzeiro Esporte Clube recebeu com muita tristeza a notícia da morte prematura de Alex Apolinário, atleta do FC Alverca (Portugal), na manhã desta quinta-feira [hoje]”, indica o clube de Belo Horizonte.

Já o Atlético Paranaense, o último de Apolinário no Brasil e por empréstimo do Cruzeiro, fala “em profunda tristeza” com a morte do médio.

Antigo companheiro de equipa de Apolinário no Cruzeiro, o internacional uruguaio Arrascaeta, atualmente no Flamengo, utilizou também as redes sociais para reagir à morte.

“Meus pêsames e um forte abraço para familiares e amigos”, escreveu o avançado, junto a uma fotografia de Alex Apolinário.