A França venceu hoje a Argentina por 4-3 e é a primeira seleção a garantir um lugar nos quartos de final do Mundial2018 de futebol, nos quais defrontará o vencedor do Uruguai-Portugal.

Em jogo disputado na Arena Kazan, a França inaugurou o marcador de grande penalidade, aos 13 minutos, por Griezmann, mas a Argentina igualou pelo ex-benfiquista Di María, ainda antes do intervalo, aos 41.

No início da segunda parte, a Argentina deu a volta ao marcador, por Mercado, aos 48, mas um golo do francês Pavard, aos 57, e um 'bis' de Mbappé, aos 64 e 68, dilataram a diferença para os gauleses, não servindo de nada o golo 'tardio' do avançado argentino Aguero, aos 90+3, que reduziu para 4-3.

O avançado Kylian Mbappé, com dois golos, deu hoje o apuramento à França para os quartos de final do Mundial2018 de futebol, numa vitória por 4-3 sobre uma Argentina combativa, mas que sai do torneio nos ‘oitavos’.

Mbappé brilha pela França

Num grande jogo de futebol, a França tornou-se na primeira equipa a apurar-se para os quartos de final na Rússia, fase em que espera agora pelo vencedor do outro jogo de hoje, Portugal ou Uruguai, graças, em boa parte, à exibição de Mbappé, que ‘decidiu’ o encontro quando estava empatado a duas bolas.

O registo em Mundiais ditava sempre o mesmo resultado: vitória da Argentina perante a França nos dois encontros anteriores, com a campeã mundial em 1978 e 1986 a apurar-se com dificuldades na fase de grupos, enquanto os franceses, vencedores em 1998, passaram em primeiro e sem derrotas a primeira fase.

Com uma entrada fulgurante, a formação de Didier Deschamps, que hoje fez o 80.º jogo como selecionador francês, o mais longo registo da história daquele país, Griezmann podia ter feito o primeiro de livre, aos nove minutos, mas a bola foi à trave.

Perante uma Argentina sem um ponta de lança fixo, sem Higuaín no ‘onze’, rendido por Pavón, o avançado do Atlético de Madrid acabou por fazer mesmo o golo, aos 13, na conversão de um penálti cometido pelo ex-Sporting Rojo, que ‘salvou’ a sua seleção na fase de grupos, sobre Mbappé.

Até aqui a realizar um torneio discreto, o ex-Benfica Di María empatou o jogo aos 41 minutos, depois de a Argentina ter passado a controlar o encontro, num grande golo do extremo, que rematou de longe, sem hipóteses para Lloris.

Ao intervalo, Jorge Sampaoli lançou Fazio no lugar de Rojo e, pouco depois, viu a Argentina colocar-se na frente, com Mercado a desviar um remate de Messi para o 2-1 aos 48 minutos.

A França não baixou os braços e, aos 57, o lateral Pavard igualou o encontro com outro grande ‘disparo’ de fora da área, com um remate cheio de efeito, na resposta a um cruzamento do outro lateral, Lucas Hernández.

Sete minutos depois, Mbappé, uma das figuras do encontro, consumou a segunda reviravolta no marcador, ao usar a velocidade para ultrapassar um defesa já na área, após novo cruzamento de Hernández, e fazer o 3-2.

O jovem avançado francês voltou a ‘brilhar’ na partida aos 68, num lance de envolvimento coletivo francês desenhado por Griezmann, Kanté e Matuidi, assistência de Giroud e ‘bis’ de Mbappé, deixando a França mais perto dos ‘quartos’.

Perante uma equipa sem ideias, a equipa francesa foi controlando o jogo e só aos 85, num remate frouxo de Messi, os argentinos ‘incomodaram’ Lloris.

Aos 90+3, Aguero ainda deu uma réstia de esperança à Argentina, já numa fase de ‘desespero’, ao marcar o 4-3 de cabeça, após cruzamento de Messi, mas a França apurou-se mesmo para os quartos de final, onde espera pelo vencedor entre Uruguai e Portugal como adversário.

(Notícia atualizada às 17h49)