5 vs. 5, o ano do desempate 

Depois de uma primeira edição com 3.200 participantes, em 2008, seguiu-se, nos anos seguintes, a tradicional ‘guerra dos sexos’, que contabiliza cinco vitórias para cada lado, com as mulheres a partirem antes dos homens, numa diferença registada entre o tempo do primeiro homem e o da primeira mulher a terminar a prova na edição anterior.

Na apresentação da prova, que decorreu na Sala do Arquivo dos Paços do Concelho, Dulce Félix e Jéssica Augusto, em representação das atletas femininas, e Samuel Barata e Hermano Ferreira, do lado dos corredores masculinos, lançaram a competição saudável entre homens e mulheres, na prova que encerra o ano.

“Esta brincadeira da ‘guerra dos sexos’ faz com que tenhamos de competir mesmo a sério, ao mais alto nível, porque queremos ganhar aos homens, tentamos fugir e o desgaste acaba por ser maior”, disse Dulce Félix, com Jéssica Augusto a acrescentar que “chegar ao início da avenida com uma boa vantagem” pode revelar-se fulcral para “cortar a meta em primeiro lugar”.

A elite feminina irá partir com quatro minutos de vantagem sobre a elite masculina, o que, para Samuel Barata e Hermano Ferreira, obriga os homens a darem o melhor de si para recuperar a diferença.

“Os homens têm de correr muito rápido, uma vez que as mulheres não são quaisquer atletas, são de nível mundial. Para conseguirmos ganhar, temos de correr na casa dos 29 minutos, o que, neste percurso, é muito rápido, mas não impossível”, avaliou Samuel Barata, com a concordância de Hermano Ferreira, que realçou a “motivação extra” que a ‘guerra dos sexos’ proporciona aos atletas.

Saiba como vai estar o trânsito no centro de Lisboa

A 12.ª edição da São Silvestre de Lisboa tem início às 17:30 de sábado, com 12.000 desportistas a correrem 10 quilómetros, num percurso com partida e chegada na avenida da Liberdade.

O trânsito está condicionado desde 06h00 até às 20h00, alerta a Câmara Municipal de Lisboa que assegura ainda que as "alterações à circulação e os respetivos desvios de trânsito são devidamente coordenados no local pelas autoridades policiais".

O corte de tráfego será faseado e a "circulação será reposta ao longo do percurso à passagem do último atleta":

  • Desde as 6h00 está encerrado o trânsito entre o Rossio e a Rua das Pretas;
  • A partir das 12h00, o corte de tráfego será estendido à Rua das Pretas, para tráfego ligeiro e para pesados à Rua Alexandre Herculano;
  • A partir das 15h00 será encerrado o trânsito da central da Av. da Liberdade entre a Rua Alexandre Herculano e o Marquês de Pombal. Haverá também o corte de trânsito na Av. 24 de Julho entre a Av. Carlos I e o Cais do Sodré;
  • A partir das das 16h00 será encerrado o trânsito na Av. 24 de Julho a partir da Av. Infante Santo;
  • A partir das das 16h45 haverá o corte de trânsito na Zona Ribeirinha do itinerário da prova, ou seja, Estação Sul e Sueste, Cais do Sodré e Largo Camões;
  • Às 17h00 será encerrado na totalidade o percurso entre a Rotunda Marquês do Pombal e a Av. 24 de Julho. À mesma hora será encerrado ao trânsito os restantes acessos à Praça Marquês de Pombal, bem como a saída do túnel para a Av. da Liberdade.

Salienta a CML, na nota enviada às redações, que "a rotunda externa da Praça do Marquês de Pombal, sentido Av. Fontes Pereira de Melo para o Marquês, ficará sempre com circulação" e  o acesso ao Parque de estacionamento dos Restauradores assegurado.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.