Benítez afirmou que terminar no 10º lugar da Premier League, o escalão principal do futebol inglês, na temporada passada foi um feito impressionante e que manter-se novamente na primeira divisão também seria muito difícil, devido ao facto dos rivais do Newcastle na luta contra o despromoção terem gasto mais em reforços.

"Temos de ser realistas e entender que estaremos na metade de baixo da tabela durante toda a temporada", declarou Benítez antes da partida do Boxing Day, tradicional ronda natalícia em Inglaterra, em Anfield contra o Liverpool.

"Para mim isso é evidente e será outro milagre se conseguirmos terminar à frente de três outras equipas", declarou o ex-técnico de clubes como Nápoles, Real Madrid e Liverpool, com o qual venceu uma Liga dos Campeões. "Foi um milagre o ano passado. As pessoas dizem: 'bolas, vocês terminaram em 10º', mas com um par de derrotas a mais estaríamos entre os cinco últimos, foi um milagre".

O Newcastle, que empatou 0-0 no sábado com o "lanterna vermelha" Fulham, está em 15º lugar da Premier League, a cinco pontos da zona de despromoção.