O ciclista esloveno Tadej Pogacar (UAE Emirates) reforçou este sábado a liderança da classificação geral do Tour de France, ao bater o dinamarquês Jonas Vingegaard (Visma-Lease a Bike) na luta pela 20.ª e penúltima etapa, somando o quinto triunfo na 111.ª Volta a França.

"Tem sido a Volta perfeita. Se me tivessem dito isto antes, eu não teria acreditado. É de outro mundo. Estou muito feliz. Espero poder celebrar esta vitória com os meus colegas de equipa hoje e amanhã", afirmou Tadej Pogacar  ou  "Pogi" como se tornou também conhecido

Um dia antes do final da 111.ª edição, Pogacar tem 05.14 minutos de vantagem sobre Vingegaard e 08.04 sobre o belga Remco Evenepoel (Soudal Quick-Step), que perdeu tempo, mas segurou o terceiro posto da geral, à frente do português João Almeida (UAE Emirates), que é quarto.

O camisola amarela foi o melhor no final dos 132,8 quilómetros entre Nice e o Col de la Couillole, distanciando-se do ainda bicampeão em título, segundo a sete segundos, nos metros finais para cortar a meta isolado, em 04:04.22 horas. O equatoriano Richard Carapaz (EF Education-EasyPost) foi terceiro, a 23.

O contrarrelógio final da Volta a França é, tradicionalmente, em Paris, mas este ano, devido aos Jogos Olímpicos,  a etapa que consagra o vencedor decorre entre Nice e o Mónaco.

*Com Lusa