* Portugal foi a única seleção europeia a ganhar por duas vezes um torneio das camadas jovens da FIFA (sub20, em 1989 e 1991)

* Poucos se lembram, mas a seguir a Riade, Portugal conquistou outro título em maio do mesmo ano: campeão europeu de sub-16 vencendo a ex-RDA por 4-1 na final  com golos de Figo, Miguel Simão, Canana e Gil.

*Em Riade, no campeonato mundial de futebol de juniores, Portugal ganhou o torneio com um recorde mínimo de 6 golos marcados. O Brasil teve o melhor ataque com 14 tiros certeiros.

* Emílio Peixe conta uma história que tem muito da vida de João Vieira Pinto. Decorria o Campeonato Europeu de sub-16, em Espanha. Portugal acabava de bater a Bélgica com um golo do "menino de Ouro". "Tinha comprado um chocolate gigante para oferecer à minha família, mas disse ao João que tinha todo o gosto em que ficasse com ele pelo jogo que fez, pelo golo que marcou e pelo facto de dias antes ter sido pai" contou Peixe ao Público.

* A lista dos melhores jogadores em campeonatos do mundo de sub-20 inclui nomes como Saviola, Messi, Pogba, Prosinečki, Aguero e... Maradona. Em 1991, a escolha recaiu em Emílio Peixe.

Metade dos campeões do mundo de sub-20 em 1989 e 1991 não conseguiu conquistar qualquer campeonato nacional de futebol, nem em Portugal, nem no estrangeiro. 

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.