O 'capitão' luso, que está a iniciar a 'aventura' na Juventus, foi poupado do particular com a vice-campeã mundial, Croácia (1-1), e do embate com os transalpinos, que marca a estreia lusa no grupo 3 da divisão A da mais recente competição criada pela UEFA, no qual está igualmente inserida a Polónia.
Ronaldo é um dos 10 jogadores que estiveram no último Mundial - Portugal caiu nos oitavos de final, perante o Uruguai - e que não entraram nas contas do selecionador, Fernando Santos, para este duplo confronto.
A equipa das quinas apresenta-se com várias novidades, com destaque para Cláudio Ramos, Pedro Mendes, Sérgio Oliveira e Gedson Fernandes, chamados pela primeira vez à seleção principal, sendo que os dois últimos somaram a primeira internacionalização na quinta-feira, com a Croácia.
Contudo, dificilmente o quarteto merecerá 'honras' de titularidade frente à Itália, num 'onze' que não deverá andar muito longe daquele que arrancou o particular com a Croácia.
Por outro lado, os atuais campeões europeus vão tentar retomar o caminho das vitórias, uma vez que, nos 10 jogos disputados este ano, apenas venceram três: os particulares com Egito (2-1) e Argélia (3-0), e o confronto da fase de grupos do Mundial com Marrocos (1-0).
Naquela que será a 26.ª partida entre as duas seleções, Portugal terá pela frente uma Itália que procura regenerar-se sob o comando de Roberto Mancini, após ter falhado, pela segunda vez na sua história, a presença num Campeonato do Mundo.
O último confronto entre as duas equipas, no dia 16 de junho de 2015, terminou com o triunfo da seleção nacional, com um golo de Éder (1-0).
Os transalpinos, que empataram no primeiro jogo da Liga das Nações, diante da Polónia (1-1), contam com muita juventude no elenco, do qual já não faz parte o histórico guarda-redes ‘Gigi' Buffon, de 40 anos, que disse adeus à ‘squadra azzurra' ao fim de 176 internacionalizações.
O encontro entre Portugal e Itália está agendado para segunda-feira, a partir das 19:45, no Estádio da Luz, em Lisboa, e será dirigido pelo árbitro.
Comentários