Marcelo Rebelo de Sousa já deixou uma mensagem ao atleta

Na conta oficial da Presidência da República, Marcelo Rebelo de Sousa felicita o canoísta pela conquista.

"É um sonho concretizado que enche #Portugal e os Portugueses de orgulho"

Também via Twitter, o primeiro-ministro António Costa felicitou o atleta medalhado. "Uma medalha olímpica é o corolário de um longo trajeto de esforço, de entrega e muito trabalho", escreveu.

“Sei que ele queria mais"

O presidente da Federação Portuguesa de Canoagem, Vítor Félix, elogiou Fernando Pimenta, colocando-o num “restrito lote” dos maiores desportistas portugueses.

“É um atleta de eleição que perseguia esta medalha há muito tempo e que agora se junta a uma restrita elite de atletas portugueses olímpicos com duas medalhas, como Carlos Lopes, Rosa Mota e Fernanda Ribeiro”, elogiou, em declarações à Lusa.

“Sei que ele queria mais, porque é um atleta muito, muito ambicioso, que se desafia constantemente, contudo deve estar extremamente orgulhoso pelo que fez hoje aqui e em toda a sua carreira”, acrescentou o dirigente.

Esta é a 105.º medalha de Pimenta em competições internacionais, “pecúlio que mostra bem a sua qualidade de desportista”.

“O Pimenta, o seu treinador Hélio Lucas, a federação e toda a família da canoagem estão de parabéns por todo o trabalho que tem sido desenvolvido e permite obter estes resultados de enorme valor internacional”, concluiu.

“Cada pagaiada com emoção"

Tiago Brandão Rodrigues, Ministro da Educação, felicitou Fernando Pimenta pela conquista da medalha de bronze referindo que os portugueses viveram “cada pagaiada com emoção”.

“Muitos parabéns por esta belíssima medalha! A tua tenacidade, o teu compromisso e todo o teu trabalho enchem-nos de orgulho. Vivemos cada pagaiada com emoção e gritámos na meta com o teu êxito”, referiu o ministro, que tem a tutela do desporto, numa mensagem na rede social Twitter.

Também o secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, assinalou a conquista de Fernando Pimenta, que considerou um “atleta extraordinário”.

“Portugal conquista mais uma medalha de bronze, medalha de terceiro lugar! Grande Fernando Pimenta, com a sua segunda medalha olímpica, depois da prata em Londres2012. Um atleta extraordinário, um percurso desportivo ímpar e que merece todo o reconhecimento. Grande abraço a toda a equipa”, disse, numa mensagem no Twitter.

"Grande Fernando Pimenta. Enorme!"

Clube Náutico de Ponte de Lima, onde tudo começou para Fernando Pimenta, também já deu os parabéns ao atleta "da casa"

SL Benfica, o seu clube, também já deu os parabéns ao medalha de bronze

Numa mensagem publicada no sítio oficial dos ‘encarnados’, Rui Costa assinalou “o feito alcançado esta madrugada em Tóquio” pelo canoísta português e destacou que “os portugueses, e os benfiquistas em particular, estão orgulhosos” da sua prestação.

“Quero ressaltar o empenho e o espírito de superação que te permitiram elevar de novo o nome de Portugal nos Jogos Olímpicos, em mais um exemplo de excelência para toda a nação benfiquista. Obrigado pela alegria que deste ao país e ao Benfica. Parabéns, Fernando!”, escreveu o presidente do Benfica.

Assim como o FC Porto

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.