O Liverpool poderá não ter ganho a liga durante vinte anos, mas agora que parece estar muito perto de o conseguir — e poderá faze-lo em grande estilo. Assim, ainda na sequência da vitória sobre a equipa de José Mourinho no passado fim de semana, vem já um enorme recorde: o de Melhor começo após 21 jogos.

Klopp dizia, após o embate frente ao Tottenham, que alguma coisa de errado se deveria passar com ele. Se no início da sua carreira lhe tivessem dito que iria bater o recorde de pontos após 21 jornadas, não só da Premier League mas de qualquer das restantes quatro maiores ligas europeias — italiana, espanhola, francesa e alemã — o alemão diria que seria impensável. Agora que aconteceu, diz não ter sentido nada de especial. Com certeza que ao dormir sobre o assunto deverá ter percebido o feito história que alcançara — e feito esse que tinha tão de impossível como de recente, já que tinha sido o Manchester City de Guardiola a quebrar o recorde apenas há duas épocas (2017/18). Com 61 pontos amealhados nas primeiras 21 jornadas, Klopp e o Liverpool batem assim o anterior recorde de Guardiola e Manchester City (59 pontos) no mesmo número de jornadas.

E, se este já está fora do caminho, que outros recordes poderá, esta que é já considerada a melhor equipa do Liverpool de todos os tempos por diversos analistas, conseguir alcançar? Vejamos então quais estão em jogo e o quão perto ou longe estão de atingir.

Maior número de vitórias consecutivas em casa — Outro recorde igualmente estabelecido pelo rival Manchester City é o de maior número de vitórias consecutivas a contar para a Premier League. Com 20 jogos seguidos a vencer, os Citizens colocaram a fasquia muito alta. Mas como nada parece ser impossível para a equipa de Klopp, o Liverpool leva já 18 vitórias em Anfield, diante dos seus adeptos. Conseguindo bater o Manchester United já este domingo, e depois o Southampton e o West Ham, os Reds tornar-se-ão nos detentores de mais um feito histórico do futebol inglês, com 21 vitórias caseiras consecutivas.

Maior número de vitórias consecutivas — Se o recorde mencionado no ponto anterior está muito perto de ser alcançado, tornando-o extremamente possível, este nem tanto. Com 12 vitórias consecutivas, o número mágico que o conjunto de Liverpool procura é 19. Quem será o detentor deste? Adivinhou com certeza. O Manchester City que, de agosto de 2017 a dezembro do mesmo ano venceu 18 jogos de uma só vez — uma série sem precedentes que levaria, na altura, ao melhor começo do campeonato em 21 jogos de sempre. Se conseguir vencer os próximos 7 encontros baterá os azuis de Manchester em mais um recorde único e extremamente difícil de ser alcançado.

Menor número de derrotas numa época — Apenas o Arsenal, na longínqua época de 2003/04, foi capaz de terminar o campeonato com o mesmo número de derrotas com que começou, ou seja, zero. A histórica equipa de Arsène Wenger, Thierry Henry, Patrick Vieira e companhia, ficaria por tal feito conhecida como "Os Invencíveis". Se na época passada o Liverpool só perdera um jogo — precisamente frente ao campeão Manchester City que acabaria em primeiro lugar apenas 1 ponto à frente dos Reds — este ano o objectivo é conseguir o pleno e não ceder em nenhum dos 38 encontros da liga, ou mais precisamente, nos 17 que faltam ainda jogar.

Maior número de jogos sem perder — Na frente deste recorde encontramos, mais uma vez, o Arsenal de Wenger. A equipa que acabara o campeonato sem perder na época de 2003/04 juntara aos 38 jogos sem perder, 2 da época anterior (2002/03) e mais 9 da época seguinte (2004/05), altura essa em que voltaria a perder para o campeonato. Com isso o Arsenal acumulara uns incríveis 49 jogos sem conhecer o sabor da derrota. A vitória sobre o Tottenham no passado fim de semana, permitiu ao Liverpool somar já 38 jogos sem perder, o equivalente a uma temporada(!). Assim sendo, os Reds encontram-se a 11 jogos de igualar Os invencíveis e a 12 de os bater. Conseguirão?

Maior número de vitória numa época — Eis que voltamos a recordes batidos por Manchester City e Pep Guardiola. Neste caso, não satisfeitos em bater o recorde por uma vez, fizeram-no por duas vezes consecutivas. Isto é, nas duas últimas temporadas os Citizens conseguiram arrecadar 32 vitórias. Para bater o recorde, o Liverpool irá precisará de vencer 13 dos restantes 17 jogos que lhe faltam jogar. Já não parece, a esta altura do campeonato, um feito tão difícil quanto isso.

Maior número de vitórias em casa — Com 19 jornadas caseiras, as equipa inglesas capazes de vencer todos os jogos diante do seu público numa só temporada foram... zero. Contudo, as equipas capazes de vencer 18 desses 19 encontros foram 4. Assim sendo as equipa a bater são: o Chelsea 2005/06 (de José Mourinho), o Manchester United 2010/11 (de Sir Alex Ferguson) e o Manchester City de 2011/12 (de Roberto Mancini) e 2018/19 (Pep Guardiola). Com 11 jogos jogados e vencidos em casa, os adversários que se seguem são difíceis — mas não impossíveis de bater. Até porque dadas as circunstâncias e o ambiente que se vive nos jogos caseiros dos Reds, as probabilidades não serão assim tão baixas. Para bater mais um recorde o Liverpool terá que levar de vencidas as seguintes equipas: Manchester United, Southampton, West Ham, Bournemouth, Crystal Palace, Aston Villa, Burnley e Chelsea.

Maior número de vitórias fora — Para bater este próximo recorde o Liverpool poderá ceder pontos em apenas dois dos seguintes jogos: Wolves, West Ham, Norwich, Watford, Everton, Manchester City, Brighton, Arsenal e Newcastle. Se assim o fizer — o leitor já adivinhou — bate o Manchester City de Guardiola que, em 2017/18 e a jogar fora, venceu 16 dos seus 19 encontros. Com o Liverpool a ter assegurado 9 vitórias nos 10 encontros fora disputados até ao momento, este é mais um dos muitos recordes a levar em consideração para que esta época fique na história como uma das melhores épocas de sempre por parte de qualquer equipa de futebol.

Maior número de pontos numa época — Para o fim, talvez o maior recorde ou aquele que poderá saltar mais à vista. Com a rivalidade e competitividade entre Manchester City e Liverpool a quebrar recordes na temporada passada, este foi um deles. A equipa de Klopp registara, no ano passado, a terceira melhor marca de sempre, que lhe valeu "apenas" o segundo lugar. Não só perderam o campeonato para o City na mesma época, que terminara com 98 pontos, como para o City da época transata que amealha uns estupendos 100 (!) pontos. Obviamente uma marca histórica na liga. Caso ganhe os restantes jogos até ao fim do campeonato, o Liverpool terminaria com a ridícula marca de 112 (!) pontos. Sendo isso quase impossível, as chances de bater os 100 pontos do City 2017/18, não estão assim tão longínquas. Perder apenas 11 pontos até ao final do campeonato não parece ser tarefa assim tão difícil para uma equipa que tem vindo a esmagar todos os adversários que lhe apareceram pela frente, com a exceção do próximo adversário, o Manchester United.

Esta semana na Premier League

Tendo sido este mesmo United que, a 20 de outubro de 2019, conseguiu travar o Liverpool com um empate a uma bola, este jogo deixa-nos a ponte perfeita para 23ª. jornada da Premier League. Será o United capaz de arruinar as esperanças deste Liverpool em bater a maioria dos recordes que existem para bater numa época ou, jogando em casa, o Liverpool continuará a sua senda de bons resultados e exibições consistentes para, mais uma vez, levar de vencido a equipa que enfrenta? A saber, domingo dia 19, a fechar a jornada e com pontapé de saída marcado para as 16:30.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.