Com o passar do tempo e com os investimentos ilimitados de uma mão cheia de clubes, a distância entre os clubes de topo e os clubes do fim da tabela está cada vez maior. Apesar disso, a competitividade no cimo da mesma é tão grande que os títulos se começam a decidir nos detalhes. Existe a chance de este final de temporada poder trazer-nos ainda mais emoção, além daquela que já nos foi garantida e que continua em ação, já que o título ainda não está decidido.

Com ambas as equipas eliminadas da Liga dos Campeões, o Manchester City parece estar com o total controlo da liderança e muito dificilmente se deixará ultrapassar pelo rival. Ainda assim, dando asas à imaginação, esta temporada poderia, e pode ainda, apesar das probabilidades serem muito reduzidas, trazer-nos algo inédito. A proximidade estatística entre os dois primeiros classificados é tal que, com uma combinação de resultados especificas nos últimos dois jogos do campeonato, Liverpool e Manchester City poderiam acabar a jogar um play-off para decidir o vencedor da Premier League 2018-19.

O que seria preciso para Manchester City e Liverpool jogarem um play-off?

Neste momento, antes de serem conhecidos os resultados de Liverpool e Manchester City na trigésima sétima jornada, as equipas estão separadas por apenas um ponto. Com trinta e seis jornadas jogadas, o Manchester City de Pep Guardiola, com 92 pontos somados, tem 90 golos marcados e 22 sofridos, perfazendo uma diferença de +68, entre golos marcados e sofridos. Já o Liverpool de Jürgen Klopp apresenta-se à data com 91 pontos, 84 golos marcados e apenas 20 sofridos, perfazendo uma diferença de +64.

 Uma nota para o facto do Tottenham, o terceiro classificado e terceiro melhor clube na diferença entre golos marcados e sofridos, apresentar-se com +29. O que ilustra a diferença monstruosa entre o campeonato dos dois primeiros classificados e a demais concorrência. 

Assim sendo, quais os critérios para a decisão em caso de empate pontual? Nos campeonatos de outros países, o desempate é feito olhando ao confronto direto e aos resultados entre os mesmos durante o campeonato. Na Premier League, o confronto direto não entra para as contas. A decisão é feita simplesmente tendo em conta a diferença de golos. Caso a diferença de golos seja exactamente a mesma, mas uma das equipas tenha mais golos marcados, então aí essa mesma equipa levaria vantagem e esse seria o fator de decisão. Caso os golos marcados e sofridos sejam exatamente os mesmos, aí então temos de recorrer a um play-off, que seria de apenas um jogo, em campo neutro, com data a confirmar pela Premier League após a última jornada.

Tendo em conta que o primeiro jogo entre ambas as equipas resultou num 0-0, e o segundo, numa vitória do Manchester City por 2-1 em casa, os Citizens, em caso de empate, teriam alguns ‘argumentos’ contra as regras da liga já que conseguiram levar vantagem sobre o Liverpool no confronto direto durante a temporada.

Deste modo, para que tudo terminasse empatado, qual seria a combinação de resultados que levariam a decisão da Premier League deste ano, para um play-off? As combinações em si são infinitas, já que os golos marcados e sofridos não teriam limite nesta equação, ainda assim, vejamos uma possível combinação de resultados e de golos que levaria a que as contas finais ficassem ‘encalhadas’.

Liverpool vence um dos dois jogos e perde o outro. Terminando com um total de 94 pontos. Manchester City não vai além de dois empates, terminando igualmente com 94 pontos. Os golos esses, teriam de ter uma combinação especifica que permitisse a ambos terminar com os mesmo número de golos marcados e sofridos.

Newcastle vs. Liverpool - 0:6

Manchester City vs. Leicester - 0:0

 

Liverpool vs. Wolves - 0:2

Brighton vs. Manchester City - 0-0

A combinação de resultados e de golos marcados e sofridos, como mencionado acima, seria infinita.

Esta é uma situação que poderá não só acontecer para decidir um título, mas também para decidir a despromoção de um clube ou ainda a decisão para um lugar que dê acesso a uma competição europeia. Nunca na história da liga inglesa se teve de recorrer ao play-off para a decisão de um lugar, seja ele qual for, mas, convenhamos, esta temporada estamos mais perto que nunca dessa mesma possibilidade. 

Esta semana na Premier League

Com apenas um lugar por decidir na zona de despromoção e com o campeão por decidir, emoção não falta à mais renhida Premier League dos últimos anos. Com o Liverpool a visitar o Newcastle já hoje, dia 4, pelas 19:45h, e com o Manchester City a jogar apenas na segunda-feira, dia 6, pelas 20h, será que o título se decide já este fim-de-semana, ou terá a decisão de esperar pelo último jogo da temporada?

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.