Gomes destacou o presente ano como um de “grandes sucessos para o futebol nacional”, algo que espera que se repita no próximo, ano de Mundial de futebol, na Rússia, e manifestou vontade de fazer do Natal “uma oportunidade” para “comunhão com os portugueses”.

O dirigente destacou o papel do futebol como “palco de valores mais importantes que os resultados do próprio jogo” e destacou os valores que a FPF pretende trazer para o mesmo, nomeadamente “o respeito pela diferença, a inclusão, a ética, a responsabilidade social, a solidariedade, a defesa dos mais fracos e necessitados e a alegria, mesmo perante a forte adversidade”.

Como exemplo, Fernando Gomes destacou o apoio às vítimas dos incêndios florestais e deixou uma palavra aos que “estão, por uma razão ou outra, mais à margem da sociedade”.

“Temos o dever de agir sempre com a consciência de que as nossas palavras e ações podem fazer diferença na sociedade. Temos a responsabilidade de contribuir para um Portugal mais solidário, rico e feliz”, apontou o presidente da FPF, que quer ainda que todos os agentes envolvidos no futebol possam “servir de exemplo aos mais novos”.