Na canoagem, Fernando Pimenta esteve perto de fazer história. Com um arranque muito forte venceu as passagens aos 250 e 500 metros, depois foi vítima do cansaço e das fortes investidas do atleta Marcus Walz da Espanha, que acabou por vencer a prova. 

A medalha de prata foi conquistada pelo atleta Josef Dostál, da República Checa, e o broze ficou na Rússia com Roman Anoshkin.

Fernando Pimenta, de 27 anos, foi 2º na série que o qualificou para a Final A. O canoista natural de Ponte de Lima já tinha ficado na história da canoagem em Londres, quando conseguiu, juntamente com Emanuel Silva, uma medalha de prata em K2-1000 na sua estreia olímpica.

Em 2001, para estar ocupado durante as férias, Fernando Pimenta entrou para o Clube Náutico de Ponte de Lima, tendo sido convidado a ficar a treinar durante o inverno. Foi o início de uma caminhada que teve o ponto mais alto na conquista da medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Londres, em 2012.

A vila mais antiga do país esteve em festa para ver a prova de Fernando Pimenta nos Jogos Olímpicos do Rio. Foram muitos os que se quiseram juntar-se na sede do Clube Náutico de Ponte de Lima para ver esta final.

Fernando Pimenta tenta ainda conquistar uma medalha esta sexta-feira, às 13h51 (hora de Portugal Continental), na categoria K4-1000 juntamente com Emanuel Silva, João Ribeiro e David Fernandes.

Também na canoagem, Francisca Laia competiu esta tarde e ficou em último lugar na Final B de K1-200. Um honroso 16º para a estreante em Jogos Olímpicos de apenas 22 anos.   

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.