O Campeonato Nacional Universitário de Taekwondo realiza-se sábado, 18, em Guimarães. Rui Bragança, atual campeão da Europa e nono classificado nos jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, é o grande destaque da competição que reúne 70 atletas de 22 universidades (cabendo aqui neste número associações académicas e/ou instituições de ensino).

Gabriela Martins, Joana Lourenço, Jean-Michel Fernandes, Júlio Ferreira e a equipa da Associação Académica da Universidade do Minho, campeões europeus universitários, e Joana Cunha medalha de prata na Universíada de 2015 são outros dos nomes relevantes nesta prova promovida pela Federação Académica do Desporto Universitário (FADU) em parceria com a Associação Académica da Universidade do Minho e que decorre no pavilhão Desportivo Universitário de Azurém.

O Taekwondo é uma das modalidades onde o “Desporto Universitário Português tem conquistado alguns dos resultados de maior relevo internacional”, sublinha a FADU em comunicado. Recorde-se que os seis atletas que integraram o projeto de preparação olímpica de Taekwondo para os Jogos do Rio em 2016 participaram no anterior Campeonato Nacional Universitário, embora somente Rui Bragança tenha viajado para o Brasil.

No último ano de medicina é um dever retribuir à universidade

No desporto universitário, Rui Bragança foi medalha de prata na Universíada de Gwangju em 2015, na Coreia do Sul, e campeão europeu, em 2011. Depois dos Jogos Olímpicos, em outubro de 2016 mudou-se para o projeto olímpico do Benfica, onde vive uma nova realidade. “É tudo diferente. É uma nova aventura”, assume o atual Campeão da Europa de Taekwondo de Categorias Olímpicas, na categoria de -58 kg.

A “completar o último ano de medicina” na Universidade do Minho, Rui Bragança diz “que é um dever” participar no campeonato nacional dos atletas com ambições a terem um “canudo”.

“Só tenho de participar com a camisola da universidade e retribuir tentando ganhar a competição”, diz perentório, ele que soma, a nível universitário, a medalha de prata no Campeonato Europeu Universitário e medalha de ouro no Nacional de 2015.

Com os Jogos Olímpicos “ainda longe”, o Nacional em Guimarães servirá “para conquistar pontos no ranking” e “ganhar ainda mais experiência”, sustenta. E serve igualmente de preparação para duas importantes competições que estão aí à porta: “O Mundial na Coreia do Sul (na cidade de Muju), e a Universíada, na China, em Taipei”, competições que decorrem em 22 de junho e 19 de agosto, respetivamente. Na primeira, Rui Bragança vestirá o Dobok (designação do fato de treino usado no Taekwondo)  com o símbolo do Benfica ao peito. Na competição das Universidades estará em representação do país.

Nota: Por lapso, a versão original do artigo referia kimono como o fato usado no Taekwondo. Mediante alerta dos nossos leitores, foi feita a devida correção para Dobok, nome correto do fato de treino usado no Taekwondo.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.