Os ‘leões’, finalistas vencidos em 2011, derrotados pelos italianos do Montesilvano (5-2), procuram o primeiro titulo europeu da sua história e, no domingo, irão defrontar na final o vencedor do jogo entre os espanhóis do Inter e os cazaques do Kairat Almaty.

Hoje, frente ao Ugra, a equipa do Sporting garantiu a vitória com golos na segunda parte de Alex Merlim, aos 25 minutos, e de Dieguinho, aos 34, com os russos a reduzirem por Shayakhmetov, aos 38.

A final de domingo está agendada também para a Arena Almaty, com início às 14:30 (horas de Lisboa).

Os ‘leões’, dominadores do futsal português, à frente do rival Benfica, têm perseguido desde há alguns anos a conquista da taça europeia, e em 2011, também em Almaty, chegaram mesmo à final, mas acabaram derrotados pelos italianos do Montesilvano (5-2).

Em 15 edições, desde 2001/02, o Sporting esteve uma vez na final e em três foi semifinalista, uma das quais em Lisboa, em 2015, qando viria a vencer o jogo de atribuição do terceiro lugar, batendo o Dina Moscovo por 8-3.

Em Almaty, a segunda maior cidade do Cazaquistão, e que tem como referência no futsal o Kairat, clube bicampeão na UEFA Futsal Cup em 2013 e 2015, a equipa 'leonina' encontrará as melhores equipas europeias de futsal dos últimos anos.

Esta equipa russa que o Sporting hoje eliminou, conquistou o seu primeiro e único título na UEFA Futsal Cup na edição anterior, ao vencer os espanhóis do Inter FS (4-3), depois de nas meias-finais terem afastado o Benfica, no desempate por grandes penalidades.

Outro candidato ao triunfo esta época é o Inter, do internacional português Ricardinho, formação três vezes campeã, que tem, em função de patrocínios, alterado a sua designação e que já competiu sob o nome de Boomerang Interviú ou Movistar.

Nas meias-finais desta competição, os espanhóis defrontarão os cazaques anfitriões do Kairat, outro dos ‘pesos pesados’ do futsal europeu e que pode ter a seu favor o fator casa.