Na classificação, que considera os jogadores da formação que tenham estado no clube pelo menos três épocas entre os 15 e 21 anos, são contabilizados oito jogadores no plantel dos ‘leões’ e 46 noutros clubes, o que totaliza 54 futebolistas.
Os holandeses do Ajax lideram a lista, com nove jogadores na equipa e um total de 72, seguidos dos sérvios do Partizan, com 61 (cinco no clube) e dos croatas do Dínamo Zagreb, com 55 (13 na equipa principal).
Atrás do Sporting, que no ano passado ocupava a mesma posição, mas com um total de 53 jogadores, seguem empatados na quinta posição os espanhóis do FC Barcelona e do Real Madrid, com 53 futebolistas.
Também no ‘top-20′, na 16.ª posição, figura o FC Porto, com 41 futebolistas, quatro dos quais no seu plantel, em igualdade com os sérvios do Vojvodina.
O Benfica, com um total de 40 e quatro no plantel principal, surge logo a seguir, no 18.º lugar, em igualdade com os franceses do Lyon.
Entrentanto, o Sporting é o único emblema português na lista de 55 com jogadores presentes nos campeonatos de Alemanha, Espanha, França, Inglaterra e Itália, considerados os cinco principais da Europa.
Numa lista liderada pelo Real Madrid, com um total de 41 futebolistas, os ‘leões’ ocupam a 50.ª posição, com 11 jogadores, o mesmo número que os espanhóis do Villarreal, os alemães do Borussia Moenchengladbach e do Hamburgo e os argentinos do Boca Juniors.
Comentários