Na quinta eliminatória do Rip Curl Pro Bells Beach, ‘Kikas’, 22.º do ‘ranking’ mundial, conquistou 18.10 pontos (8,93 e 9,17) e impôs-se a Zietz, 14.º da hierarquia, que somou 13,16 (6,33 e 6,83).

O surfista natural de Cascais, que já assegurou pelo menos o quinto lugar na etapa, vai reencontrar nos ‘quartos’ o brasileiro Caio Ibelli, 19.º do ‘ranking, que já o bateu na quarta ronda deste campeonato.

“Foi um ‘heat’ muito difícil esta manhã, agora vai ser novamente com o Caio, mas as ondas estão em ‘chamas’ e já estou satisfeito por estar nesta fase”, afirmou o surfista luso, após a repescagem.

Antes de afastar Zietz, Frederico Morais, que já tinha assegurado o seu melhor resultado no ano de estreia, eliminou o brasileiro Gabriel Medina, campeão do mundo em 2014, na terceira ronda, após ter derrotado o também brasileiro Miguel Pupo, na repescagem. Na primeira ronda, foi batido pelos australianos Adrian Buchan, que tinha eliminado o português na segunda etapa, e Joel Parkinson, campeão do mundo em 2012.

O período de espera da terceira etapa australiana do circuito mundial decorre até 24 de abril.

Na primeira prova do ano, na Gold Coast, ‘Kikas’ foi derrotado na terceira ronda pelo norte-americano Slater, 11 vezes campeão do mundo, depois de ter batido Buchan e Toledo, e, depois, em Margaret River, foi batido por Buchan, na repescagem, fase para a qual tinha sido relegado por John John e pelo australiano Jacob Wilcox.