O futebol também é feito de erros. O vídeo-árbitro surgiu precisamente com o intuito de diminuir esse número de falhas, oferecendo ao árbitro uma segunda visão de um lance que pode ter sido mal ajuizado por um erro de perceção ou por uma tentativa propositada de um jogador de enganar o juiz da partida. O jogo mudou, mas a dimensão humana não deixa de estar presente. É inevitável.

No entanto, o lado humano do desporto existe para o bem e para o mal. Se há jogadores que continuam a pensar novas formas de conseguir ganhar uma falta dentro de área e conquistar um penálti, outros têm fair play suficiente para falhar propositadamente uma grande penalidade mal assinalada a favor da sua equipa.

Foi o que aconteceu no jogo de sub-14 do campeonato turco entre o Galatasaray e o Istanbulspor.

O árbitro da partida assinalou penálti quando Almazbekov, capitão de equipa, fez um movimento diagonal da esquerda para o meio e, perante a pressão do defesa adversário, caiu na área. O número 11 garantiu que não tinha havido contacto físico entre os dois jogadores e que ele apenas se desequilibrou. Todavia, de nada adiantou.

Como gesto de fair play, o jogador de 13 anos falhou o penálti propositadamente, rematando bem ao lado da baliza e evitando que o adversário ficasse a perder por 2-0 injustamente.

O momento tornou-se viral através de um vídeo do jornal britânico The Guardian — que foi inclusive partilhado por Gary Lineker, tendo o antigo internacional inglês aplaudiu a ação do jovem turco. Um gesto que levou a equipa adversária cumprimentar Almazbekov depois do ‘tiro ao lado’.

O Galatasaray acabaria por vencer o jogo 2-0.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.