Verstappen fez a sua melhor volta logo na primeira tentativa da derradeira fase da qualificação, a Q3, rodando em 1.29,304 minutos, batendo o monegasco Charles Leclerc (Ferrari) por apenas 0,010 segundos, a diferença mais curta de uma qualificação esta temporada.
O espanhol Carlos Sainz (Ferrari) foi o terceiro, a 0,057 segundos de Verstappen.
“Estou muito contente por estar na ‘pole'”, frisou o campeão mundial em título.
A corrida poderá ter chuva e baralhar as contas.
“Vai ser interessante ver como se comporta o tempo. Mas estou confiante porque temos um bom carro”, disse ainda Verstappen, no final da sessão.
Esta foi a sexta ‘pole’ da temporada para o piloto neerlandês, de 25 anos, 18.ª da carreira.
O mexicano Sérgio Pérez (Red Bull), o outro candidato ao título, juntamente com Verstappen e Leclerc, parte da quarta posição da grelha.
Com 341 pontos, mais 104 do que Leclerc e 106 do que Pérez, Verstappen precisa de vencer e fazer a volta mais rápida em corrida (que vale um ponto extra) para não depender do que fizerem os adversários e festejar o bicampeonato a quatro provas do final da temporada.
Já esta manhã, o neerlandês tinha sido o mais rápido na terceira sessão de treinos livres, depois de os dois Mercedes terem dominado as duas primeiras sessões, na sexta-feira, disputadas com piso molhado.
O GP do Japão é a 18.ª prova das 22 da temporada.
Comentários