Mas antes de poder aumentar sua vantagem na classificação geral, a equipa espanhola tem que ultrapassar um sistema de altas pressões que surge a oeste, com ele vêm ventos mais fracos, para não mencionar as correntes complicadas e os portões de marés até à linha de chegada.
Mas o facto é que com uma diferença de quase 100 milhas náuticas, estão numa posição muito favorável. "Olhando desta maneira, foi uma etapa difícil e até ontem foi tão apertado com a Dongfeng que temos que continuar a dar tudo por tudo", disse o skipper Xabi Fernández hoje. "Agora é verdade, nós aumentámos muito a vantagem, e, se não tivermos nenhum problema, devemos acabar muito bem".
A chave para estar hoje nesta posição, explicou Fernández, veio da estratégia no início da etapa, quando resistiram à tentação de fazer algo “louco", e em vez disso ficaram próximos, mantendo a pressão atrás da Dongfeng, enquanto esta equipa liderava.
"Era importante mantê-los sempre sobre pressão. E às vezes a melhor maneira de fazer isso é seguir o líder. Nós lutámos muito para mantê-los sempre próximo, e é claro que em cada novo sistema há uma oportunidade para quem vai atrás, e foi o que fizemos . Foi difícil enquanto os perseguíamos - eles são difíceis de apanhar - mas, a sensação quando os passamos foi inacreditável".
Atrás do par líder, há uma enorme luta pela posição final no pódio, entre a Vestas 11th Hour Racing e a Brunel. A determinada altura, ontem à noite, a Brunel passou-os por uma pequena diferença, mas a Vestas conseguiu recuperar a liderança. Nessa altura, o skipper Charlie Enright e o navegador Simon Fisher (SiFi) optaram pelo Stealth Mode [possibilidade de ficar invisível no mapa].
"Usámos o Stealth Mode quando podemos fazer alguma coisa a nível tático", explicou SiFi. “A Brunel perseguiu-nos estes últimos dias ... e pressionou-nos. Rumar a norte e o momento de o fazer é muito importante, então pensámos que entrar em Stealth Mode os manteria na dúvida sobre onde estamos. Existem algumas opções táticas em relação a quão longe queremos ir na direção oeste, e queremos que eles não saibam quando virarmos para Melbourne; se eles não souberem onde estamos, vão ser forçados a escolher o seu próprio rumo ".
A Brunel fez isso - e está a avançar a toda a velocidade, com o vento mais forte, entre toda a frota, segundo a última informação de classificações. A questão é se a Vestas 11th Hour Racing está a ter as mesmas condições.
Para os três últimos, é uma questão de ir o suficiente para leste, e assim evitar os ventos fracos do sistema de altas pressões antes de virar para Melbourne. Esse rumo será muito bem vindo pelas tripulações, uma vez que cada milha mais a norte traz temperaturas mais altas do vento e da água.
3ª etapa - Classificação geral - Sábado 23 de dezembro (Dia 14) - 13:00 UTC
1 - MAPFRE - distância até ao final - 429,9 milhas náuticas
2 - Dongfeng Race Team +94,7 milhas náuticas
3 - Vestas 11th Hour Racing --- Stealth Mode
4 - Brunel +155.3
5 - Sun Hung Kai / Scallywag +408.3
6 - Turn the Tide on Plastic +440.9
7 - AkzoNobel +822.4
Comentários