Os 22.721.570 euros pagos este mês representam quase metade do total dos reembolsos efetuados desde que o Autovoucher entrou em vigor, em novembro do ano passado, cujo valor ascende a 49.522.555 euros.

De acordo com os dados divulgados pelo Ministério das Finanças, aderiram até agora ao Autovoucher 2.422.012 contribuintes, dos quais quase 820 mil se inscreverem a partir de 04 de março, data em que o Governo anunciou que o apoio mensal de 10 cêntimos para um limite de 50 litros de combustível (equivalente a cinco euros) ia ser aumentado em março para 40 cêntimos por litro de combustível até ao limite de 50 litros (equivalente a 20 euros).

A subida do valor reembolsado em março resulta também da forma como o Autovoucher foi desenhado, na medida em que está previsto que, caso o consumidor não faça qualquer abastecimento num mês, o apoio previsto ‘deslize’ e acumule com o valor do(s) mês(es) seguinte(s).

Assim, na prática, quem apenas em março se registou na plataforma do IVAucher para aderir ao Autovoucher, conseguiu recuperar o valor do apoio desde novembro e que consiste em cinco euros mensais desde daí até fevereiro, a que se somaram 20 euros em março.

Esta foi uma das medidas adotadas pelo Governo para mitigar o impacto da subida dos combustíveis que se acentuou após a invasão da Ucrânia pela Rússia.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.