Com esta compra, a Amazon, o grande gigante do comércio online, ganha uma presença física no mercado com centenas de lojas da Whole Foods, o que lhe permite acelerar a sua estratégia de fundir as compras electrónicas e as compras no espaço das lojas.

John Mackey, co-fundador e CEO da Whole Foods, continuará à frente do negócio, o que é visto pelos analistas como uma vitória sobre o grupo de investidores Jana Partners a quem é atribuída a pressão para a venda do retalhista alimentar. A Jana Partners detém 8% da Whole Foods Marker e fez pressão para a sua venda ao longo dos últimos meses, uma movimentação entendida como hostil por John Mackey que apelidou a empresa como "o seu bebé" e os investidores como "sacanas gananciosos".

Para a Amazon esta compra representa um salto da distribuição digital para o dito mundo real e também o reconhecimento que essa ligação entre os dois mercados é mais simples, e sobretudo rápida, através de uma aquisição o que apostando no crescimento orgânico. Nas lojas da Whole Foods, a empresa liderada por Jeff Bezzos vai poder por à prova tudo o que sabe sobre como as pessoas fazem compras.

"Há milhões de pessoas que adoram a Whole Foods Market, porque oferece os melhores alimentos saudáveis e orgânicos e tornam divertido comer de forma saudável", afirmou o fundador da Amazon esta sexta-feira. Uma declaração de satisfação que os analistas atribuem sobretudo ao impacto na estratégia definida por Bezzos, uma vez que, do ponto de vista financeiro, há sete trimestres que as vendas por loja descem na Whole Foods. Com mais de 460 lojas nos Estados Unidos, a empresa de distribuição tem uma faturação de 16 mil milhões de dólares por ano.

A operação deverá ficar concluída no segundo semestre do ano e a Whole Foods Market manterá a sua sede em Austin, no Texas.

A concorrência da Whole Foods acusou o efeito colateral do negócio. Esta sexta-feira, as ações da Wal-Mart desceram 7,1% e as da Kroger Co. perderam 17%

Fundada em 1980, a Whole Foods distinguiu-se da concorrência pela sua aposta em alimentação saudável e pelos princípios de comércio justo. A marca está presente em 41 estados americanos, mas fora do país de origem está apenas presente no Canadá e no Reino Unido.