Com 12 empresas portuguesas a integrarem a lista de semifinalistas da XVI edição do prémio de empreendedorismo, Heptasense e Pegasemp passaram à fase final.

O Prémio Everis visa "promover o talento na investigação, o espírito empreendedor, a investigação a nível internacional", e será entregue em outubro, em Madrid.

A Pegasemp, de Cantanhede, desenvolveu uma nano partícula que atua “como meio de transporte” do medicamento para combater o cancro da mama, prevenindo os efeitos secundários associados à quimioterapia e aumentando a sua eficácia terapêutica.

Por sua vez, a Heptasense WAVE, primeiro reconhecedor de gestos do mundo, utiliza sensores que identificam os gestos manuais feitos pelos utilizadores. A WAVE pode ser utilizada em smartwatches, smartphones e bandas de fitness ou qualquer dispositivo no mercado com sensores de movimento e/ou musculares.

Magnomics, NeurIMM, MitoDIETS, NeuroPsyCAD, NU-RISE, Life Tag, FuelSave, Sensei, WEStoreOnTEX, e Defined Crowd, startups que atuam nas áreas de biotecnologia, saúde, economia digital e processamento de dados e tecnologias aplicadas à indústria têxtil foram as portuguesas semifinalistas da edição de 2017.

A XVI edição recebeu 1042 candidaturas, sendo destas, 75 projetos portugueses

Empresas portuguesas venceram por duas vezes

Criado em 2001 pela Fundação Everis - braço da consultora multinacional que desenvolve soluções de negócio, tecnologia da informação e outsourcing para os setores da banca, seguros, telecomunicações, indústria e governo -, o Prémio Everis não só atribui 60 mil euros ao vencedor, como distribui 40 mil euros pelas restantes menções honrosas, oferecendo ainda ao vencedor e restantes finalistas um serviço de assessoria avaliado em 10 mil euros.

Em 2015 e 2016, Uromonitor, que desenvolveu um novo método para a deteção do cancro da bexiga, e a Exogenus Therapeutics, startup biotecnológica que atua na área da medicina regenerativa e que teve origem na Universidade de Coimbra, foram distinguidas com o prémio Everis.

Portugal recebeu ainda menções honrosas com a Heart Genetics, em 2013, e a Cell2B, em 2012.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.