“As alegações feitas sobre este acordo são falsas”, segundo um comunicado enviado à Lusa por um porta-voz da Google.
O acordo entre a Google e a Meta é “público, documentado e em prol da concorrência”.
Segundo alega a Google, o acordo em causa permite que a Facebook Audience Network (FAN) participe no programa Google Open Bidding, “juntamente com dezenas de outras empresas” e não em regime de exclusividade nem usufruindo de vantagens que permitam à Meta ganhar os leilões de espaço de publicidade.
“O objetivo deste programa é trabalhar com uma variedade de redes de anúncios e de trocas para aumentar a procura dos espaços de anúncios para ‘publishers’ (editores)”, ajudando-os a aumentarem as receitas.
A Comissão Europeia abriu hoje uma investigação formal ao acordo entre Google e Meta (antigo Facebook) sobre serviços de publicidade online.
Bruxelas quer averiguar se o acordo, celebrado em setembro de 2018, terá violado as regras de concorrência da UE, nomeadamente pela possível exclusão de serviços concorrentes da Google, e tendo, assim, restringido ou distorcido a concorrência nos mercados de publicidade online.
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