A conferência de imprensa decorrerá no Salão Nobre do Ministério das Finanças, em Lisboa, e será transmitida pela conta oficial do Ministério no Twitter. Contará com a presença do ministro de Estado e das Finanças, João Leão, e dos secretários de Estado Cláudia Joaquim, João Nuno Mendes e António Mendonça Mendes.

O Ministério das Finanças terá de entregar até ao final do dia de hoje (00h00) a proposta no Parlamento.

Havia a expectativa de que a conferência de imprensa acontecesse ainda hoje, mas está atrasada a entrega da proposta de lei do Orçamento do Estado para 2021 (OE2021) na Assembleia da República. À semelhança de outros anos, o documento poderá ser entregue perto da meia-noite.

No ano passado, o documento foi entregue ao presidente da Assembleia da República, Eduardo Ferro Rodrigues, às 23:18 e a conferência de imprensa também se realizou apenas no dia seguinte. Em 2018, o Governo quase ultrapassou o prazo limite – meia-noite – e o documento chegou ao parlamento às 23:48, igualmente com conferência de imprensa um dia depois.

A proposta de lei do Governo não tem ainda aprovação garantida no parlamento, estando a votação na generalidade agendada para 28 de outubro e a votação final global do documento marcada para 26 de novembro.

Partidos reagem depois

O PS reagirá pelas 12:15, através do deputado e ‘vice’ da bancada, João Paulo Correia, enquanto o PSD não marcou uma hora concreta, sendo certo que a reação será sempre depois de terminada a conferência de imprensa nas Finanças.

Também o BE não apontou uma hora definida para a reação à proposta orçamental, que será feita pela dirigente e deputada Mariana Mortágua.

Já o PCP marcou para as 12:00 uma reação do líder parlamentar João Oliveira, enquanto pelo CDS-PP falará no parlamento logo às 11:00 a deputada Cecília Meireles. À tarde, o líder dos democratas-cristãos, Francisco Rodrigues dos Santos, fará igualmente uma conferência de imprensa na sede do partido sobre o Orçamento do Estado.

O PAN ainda deverá emitir hoje um comunicado sobre o tema, mas também comentará o documento na Assembleia da República na terça-feira, tal como “Os Verdes”, com reação marcada para as 11:45, pelo líder parlamentar José Luís Ferreira.

O Chega não adiantou ainda quando reagirá à proposta de Orçamento do Estado para 2021, enquanto o deputado único e presidente da Iniciativa Liberal, João Cotrim Figueiredo, remeteu igualmente uma declaração pública sobre o documento para terça-feira de manhã.