Em comunicado enviado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), o Haitong Bank (ex- Banco Espírito Santo de Investimento - BESI) informa que a gestão será assegurada pela sua Comissão Executiva, que ficará sob a responsabilidade de Hiroki Miyazato, que é o presidente do Conselho de Administração (‘chairman’) do banco de investimento.

No anúncio ao mercado não são avançadas as razões para a saída de José Maria Ricciardi do banco de investimento, cujo mandato terminava no final deste ano.

A saída de Ricciardi do Haitong Bank acontece pouco mais de um ano depois de o banqueiro ter conduzido as negociações de venda do BESI ao Haitong Securities, que gerou para o Novo Banco - aquando da resolução do BES, transitou para o Novo Banco -, um encaixe de 379 milhões de euros.

De acordo com o jornal Público, o acionista chinês do Haitong está a trabalhar para apresentar ainda este mês os nomes dos próximos órgãos sociais.

A compra do ex-BESI foi a primeira aquisição da Haitong fora da China e é também considerada uma das maiores operações do género efetuadas nos últimos anos por empresas financeiras chinesas.

No primeiro semestre deste ano, o Haitong Bank registou um prejuízo de 21,4 milhões de euros, valor que compara com o lucro de 292 mil euros obtido em igual período de 2015.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.