"O prazo para entrega do IRS termina no dia 30 de junho. Evite atrasos, não deixe para os últimos dias", diz o Fisco, numa publicação partilhada nas redes sociais.

A Autoridade Tributária já reembolsou 2.343 milhões de euros de IRS, quando tinham sido entregues 4,8 milhões declarações anuais do imposto.

"No âmbito da campanha de IRS de 2022 relativa aos rendimentos auferidos em 2021, a AT reembolsou cerca de 2.343 milhões de euros até quarta-feira, dia 15 de junho", pode ler-se no comunicado divulgado pelo ministério liderado por Fernando Medina.

Do total de declarações entregues, 35% foram submetidas através do IRS Automático e 65% foram submetidas de forma manual.

O ministério indica ainda que das declarações entregues foram já liquidadas cerca de 4,3 milhões, das quais mais de 2,3 milhões correspondem a reembolsos aos contribuintes.

Foram também emitidas cerca de 756 mil notas de cobrança, num total de cerca de mil milhões de euros, sendo as restantes nulas (não havendo lugar a reembolso ou nota de cobrança).

Os contribuintes que pretendam podem recorrer ao atendimento presencial nos Serviços de Finanças, devendo o agendamento ser feito através do Portal das Finanças ou do Centro de Atendimento Telefónico da AT.