De acordo com o regulador, “para a semana de 23 de outubro a 29 de outubro, o preço eficiente antes de impostos é de 0,853 euros/litro para a gasolina 95 simples e de 0,983 euros/litro para o gasóleo simples”, sendo que, “após impostos, o preço eficiente fica nos 1,761 euros/litro, para a gasolina 95 simples, e nos 1,754 euros/litro para o gasóleo simples”.

Assim, destacou a ERSE, o preço eficiente “registou uma atualização, face à semana passada, de +0,9%, para a gasolina e de +0,6% para o gasóleo, tendo em conta a variação semanal das cotações internacionais da gasolina 95 simples em -2,1% e do gasóleo simples em -1,2%”.

Por outro lado, em relação à semana anterior a ERSE verificou que “a média dos preços de venda ao público anunciados nos pórticos, e reportada no Balcão Único da Energia, esteve 6,5 cêntimos/litro acima do preço eficiente, dessa semana, no caso da gasolina 95 simples, e 3,7 cêntimos/litro, acima no caso do gasóleo simples”.

Em termos percentuais, neste período, a gasolina 95 simples foi anunciada nos pórticos 3,6% acima do preço eficiente e o gasóleo simples foi anunciado 2,1% acima deste preço, destacou a entidade.

O preço eficiente é um preço médio semanal determinado pela ERSE, que resulta da soma de vários fatores: os preços dos combustíveis nos mercados internacionais de referência e os respetivos fretes marítimos, a logística primária, incluindo nesta parcela as reservas estratégicas e de segurança do Sistema Petrolífero Nacional, os sobrecustos com a incorporação de biocombustíveis e a componente de retalho acrescida dos impostos respetivos.

No que respeita aos preços com descontos, publicados pela Direção-Geral de Energia e Geologia (DGEG), “a gasolina 95 simples e o gasóleo simples apresentaram um desvio face ao preço eficiente de +0,5% e de -2,2%, respetivamente”, disse a ERSE.

Assim, em termos absolutos, “estas estimativas situam-se, para a gasolina 95 simples, em +0,9 cêntimos/litro acima, e para o gasóleo simples, em -3,7 cêntimos/litro, dos respetivos preços eficientes”, rematou.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.