No mês de dezembro, “foram produzidos, em Portugal, 13.368 veículos automóveis ligeiros e pesados, tendo-se verificado um decréscimo de 44,5% em comparação com o mesmo mês do ano anterior”, adiantou a associação.

“A informação estatística relativa aos doze meses de 2020 confirma a importância que as exportações representam para o setor automóvel já que 97,9% dos veículos fabricados em Portugal têm como destino o mercado externo, o que, sublinhe-se, contribui de forma significativa para a balança comercial portuguesa”, sublinha a ACAP.

A associação conclui ainda que a Europa continuou a ser o mercado líder nas exportações dos veículos fabricados em Portugal, com 94,3%, estando Alemanha (20,4%), França (16,2%), Itália (11,7%), Espanha (11,0%) e Reino Unido (7,6%) no topo do ‘ranking’.

Na mesma nota, a ACAP deu ainda conta que no ano passado, “a montagem de veículos pesados apresentou uma queda de 78,5% face igual período do ano anterior, representando 616 veículos montados em 2020″, sendo que em dezembro “foram montados 32 veículos pesados”, um decréscimo de 65,6% face a igual mês do ano de 2019.

A associação sublinhou ainda que “pelo quinto mês consecutivo apenas foram montados veículos pesados de passageiros”.

No ano passado, “foram exportados 81% dos veículos montados em Portugal, representando 499 unidades”, sendo os EUA o maior destino destas vendas, “uma vez que recebem 52,7% das exportações”, de acordo com a ACAP.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.