O diretor do Centro de Organização Industrial e de Novas Tecnologias do Ifo, Oliver Falck, afirmou em comunicado que “o agravamento da situação é estimulado pelos fabricantes e não pelos fornecedores”.

É ainda referido que o indicador da atividade dos fabricantes da indústria automóvel alemã caiu em dezembro para 15,6 pontos, contra 36,5 pontos registados no mês anterior.

No entanto, todas as empresas continuam “a ser afetadas pelos estrangulamentos” no fornecimento de produtos intermédios, acrescentou.

Ainda segundo Olivier Falk, os negócios dos fabricantes de automóveis mostram que a nível internacional “estão a vacilar” e que as expectativas dos fabricantes também “não são tão otimistas”.

O instituto Ifo refere igualmente que as expectativas de negócios dos fabricantes de automóveis caíram dos 42,7 pontos em novembro do ano passado para 18,2 pontos no mês de dezembro último.

No que respeita às expectativas de negócios dos fornecedores da indústria automóvel, o instituto alemão dá nota de que são “mais pessimistas” do que há quase dois anos.

O índice das expectativas dos fornecedores caiu de menos 24,8 pontos para menos 28,6 pontos em dezembro, segundo o instituto.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.