As restantes sociedades do Grupo Toys “R” Us Iberia mantêm a atividade com normalidade e iniciaram os processos necessários para procurar potenciais compradores do negócio na Península Ibérica, explica a empresa.

A solicitação de uma assembleia de credores desta empresa, que possui 26 imóveis, tem como objetivo, segundo o grupo, proteger os ativos imobiliários da cadeia de brinquedos.

A Toys “R” Us Iberia Real Estate garante solidariamente o financiamento emprestado ao grupo por diferentes fundos internacionais.

Em 14 de março último, o grupo anunciou que vai encerrar todas as lojas no Reino Unido, deixando mais de três mil pessoas no desemprego. No dia seguinte, divulgou que vai proceder à liquidação da negócio nos Estados Unidos.

Coincidindo com aquele anúncio, a Toys “R” Us Iberia explicou que estudaria a viabilidade em Espanha e a possibilidade de vender o seu negócio no mercado espanhol, onde possui 53 lojas e 1.600 empregados.

“Estamos a trabalhar, em estreita colaboração com os nossos assessores, para alcançar medidas que nos permitam preservar a continuidade da nossa atividade em Espanha, bem como os interesses dos nossos colaboradores e empregados”, afirmou naquela ocasião o diretor-geral da Toys “R” Us em Espaha e Portugal, Jean Charretteur.

A Toys “R” Us entrou em Portugal em 1993, com a abertura das lojas de Telheiras (Lisboa) e de Vila Nova de Gaia. Um ano depois inaugurou a unidade no Cascais Shopping e em 1997 em Braga e no Centro Comercial Colombo (Lisboa).

Em 2002 inaugurou duas lojas no Almada Fórum e no Aveiro Retail Park. Em 2012 chegou ao Freeport, em 2014 ao Mar Shopping, em 2016 abriu em Braga e, em 2017, abriu a loja em Guimarães, de acordo com dados da empresa.

Em setembro, a cadeia de brinquedos tinha cerca de 1.700 lojas em todo o mundo e, em 2016, gerou uma receita de 11.500 milhões (cerca de 9.590 milhões de euros).

A empresa foi criada em 1948 por Charles Lazarus, que aproveitou o ‘baby boom’ após a Segunda Guerra Mundial, e abriu o seu primeiro estabelecimento em Washington, sob o nome de Children’s Bargain Town.

Em 1957, adotou o nome Toys “R” Us, com o qual entrou em Bolsa em 1978.

Em março de 2005, o consórcio formado pelas firmas Kohlberg Kravis Roberts, Bain Capital e Vornado Realty Trust chegou a um acordo para retirar a Toys “R” Us do mercado e comprá-la por 6.600 milhões de dólares.

Em 2013, abandonou os planos para regressar ao mercado.

Desde então, manteve um alto endividamento, o que limitou sua capacidade de investir em planos de crescimento, incluindo o desenvolvimento do seu canal ‘online’.

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