
"O Egito vai apresentar um memorando ao Tribunal Internacional de Justiça sobre as práticas israelitas nos territórios ocupados" na próxima quarta-feira, indicou uma fonte egípcia sob condição de anonimato à cadeia de televisão Al Qahera News.
A mesma fonte adiantou que o Edito participa com parecer consultivo solicitado pela assembleia-geral daquele tribunal sobre a conduta de Israel nos territórios palestinianos desde 1967, sem adiantar mais detalhes sobre o conteúdo do memorando que vai apresentar.
O tribunal da ONU inicia na segunda-feira audiências públicas, com depoimentos de vários países, para emitir um parecer consultivo sobre as "consequências legais derivadas das políticas e práticas de Israel no território ocupado palestiniano".
Com sede em Haia, o tribunal tem seis dias de audiências e começará por ouvir primeiro os argumentos do Estado da Palestina durante a manhã de segunda-feira, a que se seguirão nos próximos dias mais de 50 países.
As audiências centram-se nos argumentos sobre as consequências políticas e práticas de Israel no território ocupado palestiniano, incluindo Jerusalém Oriental" e procuraram determinar uma opinião jurídica não vinculativa da ocupação israelita.
ALU // MAG
Lusa/Fim
Comentários