1705 -- Nasce António José da Silva, escritor, dramaturgo, promotor do Teatro do Bairro Alto e da primeira ópera em língua portuguesa, com o compositor António Teixeira.

1782 -- Morre, com 82 na os, Sebastião José de Carvalho e Melo, Conde de Oeiras e Marquês de Pombal.

1794 - Morre, na guilhotina, o cientista francês Antoine Lavoisier, fundador da Química moderna. Tinha 50 anos.

1878 - O gabinete de Fontes Pereira de Melo aprova a Lei Eleitoral que concede, pela primeira vez, direito de voto a todos os que sabem ler e possuam uma renda mínima.

1886 - O xarope concebido por John S. Pemberton, de nome Coca-Cola, é servido, pela primeira vez na farmácia Jacob's, em Atlanta, EUA.

1907 -- Tomada de posse da primeira Administração do Porto de Lisboa, nomeada pelo Estado, cessando a gestão do empreiteiro H. Hersant.

1912 -- É fundado o estúdio de cinema Paramount.

1921 - É abolida a pena de morte na Suécia.

1923 -- É inaugurado o café-restaurante Santa Cruz de Coimbra.

1944 - Com a entrada em greve dos trabalhadores da Companhia de Cimentos do Tejo, começa um novo período de luta operária contra a ditadura portuguesa, na região de Lisboa.

1945 - Primeiro dia de paz na Europa, com a rendição da Alemanha nazi e a declaração do final da II Guerra Mundial no continente.

- Salazar comenta "O Fim da Guerra" na Assembleia Nacional. Personalidades da Oposição começam a procurar apoio junto das potências aliadas, alertando-as para a necessidade de pôr termo à ditadura do Estado Novo. António Sérgio e José Domingues dos Santos, da União Patriótica e Democrática Portuguesa, dirigem-se às autoridades inglesas; o Grande Oriente Lusitano Unido solicita a intervenção do presidente norte-americano Harry Truman.

1946 - Comemorações do primeiro ano da vitória aliada em Lisboa, Porto, Vila Franca de Xira, Alhandra e Sacavém. A Oposição reclama eleições livres e democracia. A polícia reprime as manifestações.

1970 -- É editado "let it be", último álbum publicado dos Beatles.

1981 - A Síria rejeita a exigência israelita de retirada dos mísseis antiaéreos do Líbano.

1984 - O Comité Olímpico da URSS faz o anúncio formal da não participação nos Jogos Olímpicos de Los Angeles.

1988 - François Mitterrand é reeleito presidente da República Francesa, com 54% dos votos, contra 46%, de Jacques Chirac.

1990 -- Morre, aos 66 anos, o compositor italiano Luigi Nono, figura determinante na renovação da linguagem musical após a II Guerra.

1996 - A escritora Maria Judite de Carvalho recebe o Prémio da Crítica da Associação Internacional de Críticos Literários.

- Morre o toureiro espanhol Luis Miguel Dominguin, aos 69 anos.

2003 - A Polícia Judiciária confirma a fuga de Fátima Felgueiras para o Brasil, ocorrida três dias antes, a partir de Madrid.

- O Governo português decide enviar 120 elementos da GNR para o Iraque.

- O Jornal de Negócios passa a diário.

2004 -- Morre, aos 86 anos, António de Sommer Champalimaud, industrial e financeiro português.

2005 - A lista de Francisco Louçã elege 74 dos 80 membros da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda na IV Convenção do movimento.

2006 - Manifestações em várias localidades do país contra o encerramento de maternidades, decidido por despacho do ministro da Saúde, de 14 de março.

- Sequestro do governador, de um pároco e de seis agentes policiais em Gleno, Timor-Leste.

- Morre, com 62 anos, António Xavier, cientista, professor, fundador do Instituto de Tecnologia Química e Biológica da Universidade Nova de Lisboa.

2007 - O ministro do Ensino Superior, José Mariano Gago, emite o despacho que retira à Universidade Independente o reconhecimento como instituição de interesse público, um requisito fundamental para a instituição poder continuar a funcionar.

- Toma posse o novo governo autonómico da Irlanda do Norte, com Ian Paisley, protestante, como primeiro-ministro, e Martin McGuinness, católico, como vice-primeiro-ministro.

2008 - A Assembleia da República "chumba" uma moção de censura apresentada pelo PCP contra o Governo, com os votos contra da maioria socialista e a abstenção da direita parlamentar.

- A Duma Estatal, câmara baixa do parlamento russo, apoia por esmagadora maioria a candidatura de Vladimir Putin ao cargo de primeiro-ministro.

- O primeiro avião com ajuda da ONU aterra na Birmânia, seis dias depois da passagem do ciclone Nargis, do qual resultaram milhares de mortos e desaparecidos

- Morre, aos 89 anos, o cantor de country Eddy Arnold.

2010 -- Tomada de posse de Laura Chinchilla, a primeira mulher a ser eleita presidente na Costa Rica.

- A Organização de Libertação da Palestina aprova o lançamento de negociações indiretas com Israel, mediadas pelos Estados Unidos, para relançar o processo de paz na região, interrompido desde o fim de 2008.

2012 -- Morre, com 83 anos, Maurice Sendak, escritor norte-americano, criador e ilustrador de histórias infantis, autor de "Onde Vivem os monstros" ("Where the Wild Things Are"), adaptado ao cinema pelo realizador Spike Jonze.

- Morre Isabel Gago, primeira mulher licenciada em Engenharia Química, em Portugal, aos 99 anos.

2013 - Alex Ferguson anuncia o fim da sua carreira de treinador. Alex Ferguson esteve 26 anos à frente do Manchester United, onde conseguiu 49 títulos.

- O presidente da Câmara de Oeiras, Isaltino Morais, dá entrada no estabelecimento prisional da Carregueira (Sintra).

- Morre, com 86 anos, Bryan Forbes, realizador britânico que dirigiu o clássico de ficção científica da década de 1970 "Mulheres Perfeitas".

2014 -- Morre, com 75 anos, Jair Rodrigues, cantor brasileiro.

2016 - O Desportivo de Chaves assegura o regresso à I Liga Portuguesa de Futebol, 17 anos após a última presença, ao empatar 1-1 no terreno Portimonense, no jogo 45.ª e penúltima jornada da II Liga.

2017 - O centrista Emmanuel Macron é eleito Presidente de França com 66,10% dos votos, contra 33,90% da candidata de extrema-direita, Marine Le Pen, na segunda volta das eleições presidenciais francesas.

============.

Este é o centésimo vigésimo oitavo dia do ano. Faltam 237 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: "Ninguém é suficientemente rico que consiga comprar o passado". Oscar Wilde (1854-1900), escritor britânico de origem irlandesa.

Lusa/Fim.