1231 -- Morre Santo António de Lisboa, em Pádua. Tinha 39 anos.

1502 - Cristóvão Colombo descobre a Ilha de Martinica.

1569 - Fracassa o ataque a Lisboa do corsário inglês Francis Drake, ao serviço de Isabel I de Inglaterra.

1611.- O astrónomo holandês David Fabricius observa, pela primeira vez, as manchas do sol.

1645 - Começa a Insurreição Pernambucana, que levará à expulsão dos holandeses do Brasil.

1654 -- O Padre António Vieira prega o "Sermão de Santo António aos Peixes", em Lisboa, antes da viagem de regresso ao Brasil com as instruções do rei sobre o estatuto dos índios nas missões do Maranhão.

1763 - Nasce José Bonifácio de Andrade e Silva, herói da independência do Brasil.

1865 -- Nasce o poeta irlandês William Butler Yates, Nobel da literatura em 1923.

1866 - O Congresso dos EUA reconhece à população negra a igualdade civil. Os grupos de extrema-direita fundam a organização criminosa racista Ku Klux Klan.

1879 - Começam os trabalhos do segundo Concílio de Roma, que viria a proclamar o dogma da Infalibilidade Papal.

1886 -- Morre o rei Ludwig II da Baviera, no Lago Starnberg. Tinha 40 anos.

1888 - Nasce o escritor português Fernando Pessoa, autor de "Tabacaria", criador dos heterónimos Álvaro de Campos, Ricardo Reis e Alberto Caeiro.

1900 -- Eclosão da Guerra dos Boxers, na China, contra os movimentos cristãos e a presença estrangeira.

1910 - Nasce o escritor espanhol Gonzalo Torrente Ballester, autor de "A Ilha dos Jacintos Cortados", Prémio Cervantes.

1917 -- Grande Guerra 1914-18. Ataque da força aérea alemã a Londres causa 162 mortos, 432 feridos e prejuízos na ordem das 650 mil libras, a preços da época.

- Segunda aparição da Nossa Senhora de Fátima. As crianças, desta vez, estavam acompanhadas com pessoas de Aljustrel, a aldeia dos Pastorinhos, Lúcia, Francisco Marto e Jacinta. A Virgem pediu-lhes para rezarem o terço e aprenderem a ler.

1920 -- A escultura de Nossa Senhora de Fátima é entronizada na Capelinha das Aparições.

1932 - Alberto Ferreira Couto e um amigo dentista registam no Porto a primeira fórmula da Pasta Medicinal Couto, desenvolvida para reduzir os casos de infeção gengival e limitar o fenómeno crescente da retração das gengivas.

1935 - É criada a Fundação Nacional para a Alegria no Trabalho, organização do Estado Novo inspirada na congénere nazi Força pela Alegria e na fascista italiana Doppo Lavoro.

1937 -- O México nacionaliza os caminhos de ferro.

1944 -- II Guerra Mundial. A Alemanha nazi inicia o ataque ao Reino Unido com os primeiros mísseis ou "bombas voadoras" V1. Os taques perdurariam até 29 de março de 1945.

1949 - É publicado o romance "1984", de George Orwell, parábola sobre o estado totalitário.

1951 - Ruy Luís Gomes requer a Oliveira Salazar as condições mínimas para as eleições presidenciais de 1951. Não é atendido.

1958 -- Morre, com 60 anos, o ator português Vasco Santana, protagonista de "O Pátio das Cantigas", "Pai Tirano" e "Canção de Lisboa".

1960 - Declaração do MPLA ao Governo português abre a porta a uma solução pacífica da questão colonial.

1964 -- É lançado à água o primeiro navio atómico europeu, Otto Hahn, da República Federal da Alemanha.

1966 -- O Supremo Tribunal dos EUA institui a obrigatoriedade dos chamados "Direitos Miranda", a informação aos detidos dos seus direitos no momento da prisão.

1967 -- O Conselho de Segurança da ONU rejeita a proposta de Moscovo para condenação de Israel, pela guerra dos seis dias.

1971 - O jornal norte-americano New York Times inicia a divulgação dos "Pentagon Papers", documentos do Pentágono que põem em causa a presença dos EUA no Vietname.

1973 -- A equipa da Procuradoria que investiga o Caso Watergate divulga o memorando da Casa Branca com os planos de assalto ao consultório do psiquiatra de Daniel Ellsberg, especialista que revelou os documentos do Pentágono que punham em causa a presença dos EUA no Vietname.

- Alexander Butterfield, antigo assessor da presidência dos EUA, revela ao Congresso a existência de um sistema interno de gravação de reuniões e conversas, na Casa Branca. O Ministério Público requer as gravações.

1978 -- Retirada israelita do Sul do Sul do Líbano. As posições são ocupadas pelas milícias cristãs. As forças de Telavive regressariam ao território em 1982.

1983 -- A Pioneer 10, em missão a Neptuno, é a primeira nave a sair do sistema solar.

1984 -- Morre, com 39 anos, o cantor popular português António Variações.

1985 -- Demissão do IX Governo, do primeiro-ministro Mário Soares, com a rutura da coligação PS-PSD.

1987 -- Morre, aos 62 anos, a atriz norte-americana Geraldine Page, óscar de melhor atriz, protagonista de "Sweet Bird of Youth".

1990 - O matutino "O Diário", fundado em 1976, cessa a publicação.

- A URSS aprova o plano para a transformação do sistema socialista em economia de mercado.

- Começa a demolição oficial do Muro de Berlim, construído em 1961.

1993 - Morre a fadista portuguesa Hermínia Silva, aos 81 anos.

1994 -- A justiça de Anchorage, Alasca, condena a Exxon ao pagamento de indemnizações no valor de 15 mil milhões de dólares, pelo desastre ecológico causado pelo petroleiro Exxon Valdez, em março de 1989.

1996 - O Parlamento de Bélgica revoga a pena de morte.

1997 -- Morre, com 49 anos, o poeta Al Berto, pseudónimo de Alberto Raposo Pidwell Tavares, autor de "Vida das Imagens" e "Horto de Incêndio".

- Condenação à morte de Timothy McVeigh pelo atentado de Oklahoma, EUA, em 1995.

1999 - Eleições para o Parlamento Europeu. O PS ganha com 12 pontos de vantagem, mas os socialistas europeus recuam.

2000 -- A Justiça italiana liberta o turco Ali Agca, preso pela tentativa de morte de João Paulo II, em 1981.

2002 - Hamid Karzai é nomeado presidente interino do Afeganistão.

2003 - A Convenção Europeia chega a consenso sobre o projeto de Tratado Constitucional.

- É criado o Observatório sobre a Violência Doméstica.

2004 -- O PS vence as eleições europeias com 44,5%.

2005 -- Morre, com 82 anos, Eugénio de Andrade, poeta, escritor, Prémio D. Dinis, Grande Prémio da APE, Prémio Camões.

-- Morre, aos 91 anos, Álvaro Cunhal, resistente antifascista, líder histórico do PCP, antigo secretário-geral (1961-92), ex-deputado, artista plástico e escritor.

2006 -- Morre, aos 61 anos, Fernanda Barroso, engenheira química, militante do PCP, viúva de Álvaro Cunhal.

2007 - O ex-ministro dos Negócios Estrangeiros israelita Shimon Peres é eleito presidente de Israel, para um mandato de sete anos.

- O antigo primeiro-ministro israelita Ehud Barak é eleito líder do Partido Trabalhista.

- O cantor norte-americano Bob Dylan é galardoado com o Prémio Príncipe das Astúrias das Artes 2007, batendo um leque de finalistas que incluía a pianista portuguesa Maria João Pires.

- O escritor nigeriano Chinua Achebe ganha o Man Booker International Prize 2007.

2012 - É inaugurada a sede da Fundação José Saramago, na Casa dos Bicos, em Lisboa.

- Morre Roger Garaudy, filósofo, antigo líder dos intelectuais comunistas franceses e figura do negacionismo do Holocausto. Tinha 98 anos.

2013 - O FMI divulga que o Governo apresentou um corte de 4,7 mil milhões de euros, no âmbito da reforma do Estado, até 2014, segundo o memorando de entendimento entregue pelo Executivo à 'troika'. O FMI anuncia que défice orçamental em contabilidade pública foi revisto em alta e Portugal vai poder apresentar no corrente ano um défice de 8,9 mil milhões de euros.

- A Comissão Europeia, o Banco Europeu de Investimento e Portugal chegam a acordo para a disponibilização de empréstimos às empresas portuguesas.

2014 - O presidente da Câmara de Lisboa, António Costa, anuncia que se apresentará a eleições à liderança do PS "quando e onde o partido decidir" e pede que estas ocorram o mais cedo possível.

- Mais de trinta pessoas ficam desalojadas na ilha do Pico, nos Açores, na sequência de uma derrocada de grandes dimensões na encosta de São Miguel Arcanjo.

- O canoísta Rui Lacerda sagra-se campeão da Europa em maratonas, em C1, revalidando na Eslováquia o título conquistado em 2013 em Prado, Vila Verde.

- Morre, com 88 anos, Jimmy Scott, veterano cantor de jazz norte-americano.

- António de Silva Cardoso, general e antigo alto-comissário em Angola em 1975, morre aos 86 anos.

- Morre Gyula Grosics, guarda-redes húngaro da lendária seleção húngara de futebol dos anos 50 do século passado. Tinha 88 anos.

2017 -- Morre, aos 88 anos, em Lisboa, Alípio de Freitas, jornalista que se destacou na luta pela liberdade e apoio aos movimentos camponeses no Brasil.

============.

Este é o centésimo sexagésimo quarto dia do ano. Faltam 201 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: "O próprio viver é morrer, porque não temos um dia a mais na nossa vida que não tenhamos, nisso, um dia a menos nela". Fernando Pessoa (1888-1935), poeta português.

Lusa/Fim.