1643 - As forças de Oliver Cromwell derrotam as tropas de Carlos I, em Grantham, Inglaterra.

1809 - Napoleão Bonaparte toma Viena.

1871 - Após a unificação italiana, é decretada a Lei das Garantias que ratifica a posse do Vaticano pelo Papa.

1888 - É abolida a escravatura no Brasil.

1917 - Relato da primeira aparição de Nossa Senhora em Fátima, em Portugal, segundo os pastores Lúcia, Jacinta e Francisco Marto.

1927 - Colapso do sistema económico na Alemanha.

1934 -- Inauguração do monumento ao Marquês de Pombal, em Lisboa.

1935 - O Governo de Oliveira Salazar afasta opositores ao regime ditatorial dos quadros da administração civil e militar, entre eles Adelino da Palma Carlos e Mendes Cabeçadas, Rodrigues Lapa, Abel Salazar e Norton de Matos.

1946 -- Coroação de Nossa Senhora de Fátima Rainha da Paz e do Mundo.

1953 -- É na doca "Pier 21" em Halifax, no Canadá, que o "Saturnia" atraca, desembarcando os primeiros 218 imigrantes portugueses, com os respetivos vistos de trabalho, muitos deles provenientes dos Açores, madeirenses e alguns do continente.

1965 - O Cardeal Legado do Papa Paulo VI entrega ao bispo de Leiria-Fátima a Rosa de Ouro, uma das mais altas distinções da Santa Sé.

1967 - Paulo VI visita o Santuário de Fátima.

1968 - Começam, em Paris, as negociações de paz entre os EUA e o Vietname do Norte.

1971 - António Ribeiro, bispo titular de Tigilava, é nomeado Patriarca de Lisboa.

1981 - João Paulo II é ferido a tiro, na Praça de S. Pedro, no Vaticano, pelo turco Mehmet Ali Agca.

1983 - O Banco Africano de Desenvolvimento aprova o pedido de adesão de Portugal, que se tornará membro efetivo a 31 de dezembro.

1988 - Morre, com 58 anos, o compositor norte-americano Chet Baker, trompetista de jazz, nome essencial do movimento "cool".

1990 - Morre o cantor lírico português Armando Guerreiro.

1998 - O Grupo Mello compra a Setenave ao Estado por 25 milhões de euros.

1999 - Procissão pela paz nas ruas de Díli, Timor-Leste.

2000 - João Paulo II beatifica os videntes Jacinta e Francisco Marto.

2001 - Sérgio Berlusconi, magnata da comunicação, assume a liderança do Governo italiano.

2004 -- Morre, aos 82 anos, Paul F. Wehrle, imunologista norte-americano, membro da equipa que desenvolveu a vacina contra a varíola.

2005 - O exército do Uzbequistão toma de assalto a sede do governo de Andijan, terceira cidade do país.

-- Morre, aos 84 anos, Eddie Barclay, divulgador e editor da canção francesa.

2006 -- Caso Afinsa. O Tribunal de Instrução de Madrid ordena a prisão preventiva de quatro responsáveis da empresa Fórum Filatélico, acusados de burla, branqueamento de capitais, insolvência punível e administração desleal.

- Motins na cidade brasileira de São Paulo. Ataques a mais de 50 esquadras, bases da polícia militar e outras instalações das forças de segurança brasileiras no Estado, pela organização criminosa autodenominada Primeiro Comando da Capital, provocam 30 mortos, entre os quais 23 polícias.

2007 -- Morre, aos 64 anos, Kate Webb, jornalista australiana, primeira mulher repórter no Vietname.

2008 - A GALP assina com a Petróleos da Venezuela cinco acordos, prevendo importações de petróleo de quatro milhões de barris em 2009, a liquefação e comercialização conjunta de gás e a construção de quatro parques eólicos.

- Sete atentados à bomba quase simultâneos fazem mais de 80 mortos e 150 feridos em mercados da cidade turística de Jaipur, segundo as autoridades indianas, que denunciaram uma operação "terrorista" e a detenção de um suspeito.

- Morre, com 86 anos, o cardeal africano Bernardin Gantin, ex-prefeito da Congregação para os Bispos.

2009 - O Presidente brasileiro Lula da Silva é distinguido com o Prémio Félix Houphouet-Boigny para a procura da paz.

2010 - O Governo de José Sócrates aprova em Conselho de Ministros as medidas do Plano de Estabilidade de Crescimento (PEC-II).

- Morre, com 61 anos, o canadiano Charlie Francis, treinador que ganhou notoriedade por ser o responsável pela dopagem sistemática do velocista Ben Johnson.

2011 - Muhammad Yunus, prémio Nobel da Paz em 2006 por ter fundado a primeira instituição de microcrédito, anuncia a sua demissão do Banco Grameen após perder o último recurso jurídico num processo que o opunha ao governo.

2012 - O Presidente grego inicia uma nova ronda de contactos políticos para formar um governo de unidade nacional. O chefe de Estado adverte que a situação é crítica, que os gregos estão a retirar centenas de milhões de euros dos depósitos bancários e que o Estado poderá declarar em junho a suspensão dos pagamentos de salários e pensões na administração pública.

2013 - O Eurogrupo chega a um "acordo político" sobre a conclusão da sétima avaliação do programa de ajustamento português.

2014 -- Morre Hans Ruedi Giger, artista plástico surrealista suíço criador do monstro do filme "Alien". Tinha 74 anos.

2016 - A Assembleia da República aprova o projeto de lei do Bloco de Esquerda que regula o acesso à gestação de substituição ("barrigas e aluguer"), com votos favoráveis do PS, BE, PEV, PAN e 24 deputados do PSD.

- A Assembleia da República aprova o projeto-lei para alargar o acesso à Procriação Medicamente Assistida, com votos favoráveis das bancadas de PS, BE, PCP, PEV, PAN e 16 deputados do PSD.

2017 - O papa Francisco canoniza às 10:27, em Fátima, os pastorinhos Jacinta e Francisco Marto.

- Portugal ganha pela primeira vez o Festival Eurovisão da Canção, com "Amar pelos dois", interpretada por Salvador Sobral.

- O Benfica sagra-se, pela primeira vez na sua história, tetracampeão português de futebol, ao vencer em casa o Vitória de Guimarães, por 5-0, em jogo da 33.ª e penúltima jornada da I Liga.

=============.

Este é o centésimo trigésimo terceiro dia do ano. Faltam 232 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: "A ânsia de poder não é originada na força, mas na fraqueza". Erich Fromm (1900-80), psicanalista alemão.

Lusa/Fim.