1828 -- D. Miguel encerra as Cortes. O Hino da Carta é proibido.

1879 - Nasce o cientista Albert Einstein, fundador da Teoria Geral da Relatividade, Nobel da Física em 1921.

1883 -- Morre, com 64 anos, o filósofo e historiador alemão Karl Marx, em Londres, autor de "O Capital".

1900 - Os EUA adotam o padrão-ouro.

1911 -- Promulgação da lei eleitoral: O sufrágio é alargado a todos os portugueses maiores de 21 anos que saibam ler e escrever, e que não sabendo sejam chefes de família.

1914 - Realiza-se o Congresso Operário Português, no qual é criada a União Operária Nacional.

1945 -- Fundação da TAP. Os Transportes Aéreos Portugueses são instituídos como serviço público.

- II Guerra Mundial. Vitória dos EUA sobre o Japão na Ilha de Iwo Jima.

1961 - Moção condenatória da política colonialista da ditadura portuguesa no Conselho de Segurança da ONU. Pela primeira vez, os EUA e a URSS votam contra o Governo português.

1974 - O Governo de Marcello Caetano demite os generais Costa Gomes e António de Spínola dos cargos de Chefe e Vice-Chefe de Estado-Maior General das Forças Armadas, respetivamente.

1975 -- O Governo português decreta a nacionalização da banca. O Conselho da Revolução e a Assembleia do Movimento das Forças Armadas são instituídos.

1983 - É fundado o Instituto de Apoio à Criança.

1993 -- Morre, aos 75 anos, Franco Nogueira, embaixador, historiador, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros da ditadura e biógrafo de Oliveira Salazar.

1995 - A Fundação Ajuda à Igreja é erigida canonicamente pelo Cardeal Patriarca de Lisboa.

2003 -- Morre, com 71 anos, a escritora portuguesa Maria Ondina Braga, autora de "A Revolta das Palavras", "A Casa Suspensa" e "Vidas Vencidas".

2004 - Eleições em Espanha. Vitória do PSOE, com diminuição da abstenção, garante 42,7% dos votos, contra 37% do PP.

- Eleições na Rússia. Vladimir Putin ganha com perto de 69% dos votos.

2006 - A Hungria anuncia o desenvolvimento de uma vacina contra o vírus H5N1.

- O presidente norte-americano George W. Bush renova, por mais um ano, as sanções ao Irão.

- Metro do Porto. Abertura do segmento Pedras Rubras/Póvoa de Varzim da linha Vermelha (B), que fica assim concluída.

- Morre, com 76 anos, Lennart Meri, escritor, cineasta, primeiro presidente da Estónia após a restauração da independência em 1991.

2007 - A Câmara dos Comuns britânica aprova a proposta do governo para a renovação do sistema Tridente de dissuasão nuclear.

- São nomeadas as primeiras juízas no Egito.

- Morre Alan Leonard Hunt, Gareth Hunt, ator inglês de séries televisivas. Tinha 65 anos.

- Morre, com 94 anos, Lucie Bernard Samuel, Aubrac, símbolo da Resistência francesa, durante a Segunda Guerra Mundial.

2008 - Um vasto estudo do Pentágono, publicado discretamente, confirma a ausência de ligações diretas entre o antigo presidente iraquiano Saddam Hussein e a Al-Qaida, que a administração do presidente norte-americano George W. Bush evocou para justificar a invasão do Iraque.

2009 -- Morre Millard Kaufman, escritor e argumentista, criador da personagem de animação Mr. Magoo (Pitosga). Tinha 92 anos.

2010 -- Morre o ator norte-americano Peter Graves, que se tornou famoso pelo seu papel de Jim Phelps na série televisiva "Missão: Impossível", na sua casa em Los Angeles, Califórnia. Tinha 83 anos.

2011 -- A repressão do regime do Bahrain sobre os manifestantes da praça Pérola, em Manamá, agita toda a comunidade xiita no Médio Oriente. A polícia expulsa os milhares de manifestantes que reclamam reformas democráticas e a demissão do governo. A operação conta com a participação de um milhar de militares sauditas e de 500 polícias vindos dos Emirados Árabes Unidos, a pedido do rei do Bahrain.

2012 - Os Estados-membros da zona aprovam formalmente o segundo programa de assistência à Grécia e autorizaram o desembolso de 39,4 mil milhões de euros, a ser entregue em várias tranches.

2013 - O papa Francisco celebra a sua primeira missa no Vaticano, onde alerta para a necessidade de renovação espiritual da Igreja Católica, que não pode, disse, "transformar-se numa organização não-governamental".

- O novo secretário-geral do Partido Comunista Chinês, Xi Jinping, é eleito Presidente da República Popular da China, sucedendo a Hu Jintao, que completou o segundo e último mandato no cargo.

2014 - A coadoção de crianças por casais homossexuais -- proposta do PS - é chumbada na especialidade, com 112 votos contra, 4 abstenções e 107 votos a favor.

- Morre, com 82 anos, Ahmed Tejan Kabbah, ex-Presidente da Serra Leoa que conseguiu acabar com a sangrenta guerra civil que durava há mais de uma década.

2015 -- Morre, aos 90 anos, Lia van Leer, considerada pioneira do cinema de Israel, fundadora da Cinemateca de Jerusalém.

2016 -- A Assembleia da República aprova uma proposta de alteração ao orçamento para 2016, apresentada pelo PAN, para que o IVA das despesas veterinárias passe poder ser deduzido em sede de IRS, até ao limite de 250 euros.

- Morre, aos 75 anos, Nicolau Breyner, ator e realizador português.

2017 - É declarada emergência alimentar pelo parlamento da Venezuela, onde a oposição é maioria, devido à escassez quase total de matéria-prima para a indústria.

==================

Este é o septuagésimo terceiro dia do ano. Faltam 292 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: "A História é a Economia em ação". Karl Marx (1818-83), ideólogo alemão.

Lusa/Fim.