1492 - D. João II funda o Hospital de Todos os Santos, em Lisboa.

1567 - Nasce o compositor italiano Claudio Monteverdi, autor de "L'Orfeo".

1602 - Bartolomeu Gosnod, navegador inglês, descobre o Cabo Cod, na América.

1859 - Nasce o físico francês Pierre Curie.

1872 - Constituída a Companhia Carrila Americano do Porto, que no ano seguinte daria início à exploração de uma carreira de transporte público. O "americano" era puxado por parelhas de cavalos e deslocava-se sobre carris.

1911 - O Supremo Tribunal dos EUA determina a separação da Standard Oil em várias empresas independentes, por violação da Lei anti trust.

1924 - O Senado dos EUA define quotas de imigração com base nas nacionalidades de origem.

1927 - Realiza-se a primeira volta a Portugal em bicicleta. António Augusto de Carvalho, de Carcavelos, vence a prova.

1944 - Holocausto. Começa a deportação dos judeus da Hungria para o campo de extermínio nazi de Auschwitz.

1948 -- Ataque da Força Aérea egípcia ao recém-criado Estado de Israel.

1953 -- O ditador Oliveira Salazar recusa nova proposta de negociações com a Índia, para a transferência de soberania dos territórios sob administração portuguesa. A Índia anuncia o fecho da delegação em Lisboa, concretizada a 11 de junho.

1964 -- A equipa de futebol do Sporting vence o MTK Budapeste, por 1-0, na finalíssima da Taça das Taças e consegue desta forma o seu primeiro troféu europeu.

1969 - Realiza-se o II Congresso Republicano de Aveiro.

- São inauguradas as instalações da Biblioteca Nacional, no Campo Grande, em Lisboa.

1973 - Os países árabes suspendem o fluxo de petróleo para o Ocidente, em protesto pela política de Israel.

1974 -- António de Spínola é investido presidente da República Portuguesa.

1975 -- São roubadas 36 obras impressionistas do Museu de Arte Moderna de Milão.

- Amâncio Ortega Ganoa abre a primeira loja Zara, na Corunha, em Espanha.

1976 -- Fundação dos primeiros Parques Industriais em Guimarães, Covilhã e Évora, para fábricas não poluentes de pequena e média dimensão.

1977 -- O Marítimo, da Madeira, torna-se o primeiro clube fora do continente português a ascender ao principal campeonato (I Divisão).

1986 -- Morre, com 28 anos, o piloto italiano de Fórmula 1 Elio de Angelis, no circuito de Paul Ricard, França.

1990 - A norte-americana Drexel Burnham Lambert Trading, em processo de falência, reconhece a dívida de 70 milhões de euros ao Banco de Portugal, resultante das aplicações do banco central português.

1991 - Pela primeira vez uma mulher, Edith Cresson, 57 anos, é nomeada para a liderança do Governo francês.

- Morre, com 90 anos, o escritor do Mali Amadou Hampate Ba, nome fundador da literatura africana.

1992 -- Inauguração do Museu da Rádio, em Lisboa.

- É adotada a Carta Europeia do Desporto pelos ministros europeus responsáveis pela área, reunidos na sua 7.ª conferência, em Rhodes, na Grécia.

1999 -- Morre, aos 56 anos, Manuel Lopes, fundador da Intersindical (1970) e dirigente da CGTP-In.

- Edmund Ho é eleito primeiro chefe do Executivo da futura Região Administrativa Especial de Macau depois de vencer na corrida eleitoral Stanley Au Chong Kit.

2001 -- Entra em vigor um novo regulamento do ruído.

2003 - O ex-ministro ruandês Eliezer Niyitegeka do antigo Governo hutu é condenado a prisão perpétua pelo Tribunal Penal Internacional para o Ruanda, pelo envolvimento no genocídio de 1994.

2004 -- Arqueólogos egípcios identificam as ruínas da antiga Biblioteca de Alexandria, desaparecida há 16 séculos.

2005 - Portugal fica em segundo lugar no I Campeonato do Mundo de Futebol de Praia da FIFA, ao perder com a França no desempate por penalties.

2006 - É assinado o contrato de investimento para a reativação das Minas de Aljustrel, em 2008, quatro dias após o anúncio oficial.

- Terceiro dia de violência em São Paulo, Brasil. Ataques a autocarros e agências bancárias. Prosseguem motins em estabelecimentos prisionais. O balanço oficial eleva-se a 187 mortos, entre polícias, suspeitos e civis. O controlo das cadeias é retomado ao fim do dia.

2007 - Morre Jerry Fatwell, líder evangelista norte-americano, um dos representantes da direita religiosa nos Estados Unidos. Tinha 73 anos.

2008 -- O coronel chileno na reforma Mario Manríquez, 73 anos, é acusado pela justiça do seu país de ser o responsável pelo assassínio do cantor Victor Jara, na esteira do golpe do general Augusto Pinochet, em 1973.

- A Interpol confirma a autenticidade dos ficheiros informáticos do computador capturado ao "número dois" das FARC, Raul Reyes, que segundo as autoridades colombianas provam o apoio direto do presidente venezuelano à guerrilha, em dinheiro e armas.

2009 - A Comissão Europeia e agências da ONU assinam um acordo no valor de mil milhões de euros para ajudar agricultores de 50 países, entre os quais Moçambique, Guiné-Bissau e São Tomé e Príncipe, a lutar contra a penúria alimentar.

- O presidente norte-americano, Barack Obama, anuncia o restabelecimento dos tribunais militares de exceção, criados pelo seu antecessor, George W. Bush, para julgar presos suspeitos de terrorismo detidos na prisão de Guantánamo (Cuba).

2010 - A australiana Jessica Watson, de 16 anos, chega a Sydney, tornando-se o navegador mais jovem a dar a volta ao mundo em solitário, sem escalas e sem assistência.

2011 -- Dominique Strauss-Kahn, presidente do FMI e líder do Partido Socialista francês, é detido em Nova Iorque. De acordo com as autoridades policiais americanas, o presidente do FMI tentou agredir sexualmente uma empregada do hotel Sofitel, de 32 anos.

- Líbia/Primavera Árabe: As forças leais a Kadhafi retiram-se de Misrata, após semanas de combates que provocam centenas de mortos.

2012 - Na Grécia, fracassam as negociações para um governo de unidade. É anunciada a formação de um governo interino, dirigido pelo magistrado Panayotis Pikrammenos, até às novas eleições.

- Morre Carlos Fuentes, escritor mexicano, aos 83 anos.

2013 -- Comissão Europeia inaugura, em Bruxelas, o Centro de Resposta a Emergências, que tem como função coordenar o envio de ajuda humanitária e a atuação da proteção civil da União Europeia.

- Morre, com 66 anos, Henrique Rosa, ex-presidente da transição da Guiné-Bissau.

2016 - O Supremo Tribunal Federal do Brasil aprova, por unanimidade, a suspensão do mandato do presidente da Câmara dos Deputados, Eduardo Cunha.

- O Benfica sagra-se tricampeão português de futebol, feito que não conseguia desde 1976/77, ao vencer na Luz o Nacional por 4-1, em encontro da 34.ª e última jornada da I Liga portuguesa de futebol.

- O holandês Max Verstappen vence o Grande Prémio de Espanha, na Catalunha, tornando-se, aos 18 anos, o mais novo piloto a triunfar no Mundial de Fórmula 1, na estreia pela escuderia Red Bull.

- Andre Brahic, astrofísico e um dos cientistas que descobriu os anéis do Neptuno, morre aos 73 anos.

2017 - Leonardo Jardim é eleito o melhor treinador da Ligue 1 francesa em 2016/17, pelo Sindicato de Jogadores Profissionais de França (UNFP).

- Morre, aos 79 anos, no Porto Alberto Carneiro, artista plástico e escritor.

=============

Este é o centésimo trigésimo quinto dia do ano. Faltam 230 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: "É absurdo dividir as pessoas em boas ou más. Elas são, simplesmente, encantadoras ou aborrecidas". Oscar Wilde (1854-1900), escritor inglês de origem irlandesa.

Lusa/Fim.