1776 - As forças de George Washington ocupam Boston, no Massachusetts, depois de esta cidade ter sido evacuada pelas tropas britânicas.

1798 - É criado o Observatório Real da Marinha Portuguesa.

1834 - Vitória sobre o regime absolutista com a emissão dos decretos de exoneração do infante D. Miguel e de abolição da Casa do Infantado. Todos os bens são incorporados no património do Reino.

1842 - É promulgado o Novo Código Administrativo português, que prevê a criação dos Governos Civis. Entrará em vigor a 03 de julho por um período 30 anos.

1871 - O jornal A Revolução de Setembro apresenta o programa do Cenáculo, de Antero de Quental, Eça de Queiroz, Jaime Batalha Reis, Oliveira Martins, Manuel de Arriaga e Teófilo Braga.

- Início do levantamento da Comuna de Paris.

1875 - É fundado o Ginásio Clube Português, em Lisboa.

1897 - São criadas as Escolas Normais portuguesas, para habilitação de professores de instrução primária.

1901 - É fundado o Centro Nacional Académico, transformado no ano seguinte em Centro Académico de Democracia Cristã.

1903 -- Morre, com 33 anos, o poeta português António Nobre, autor de "Só" e "Despedidas".

1911 - É constituído o Arquivo Nacional da Torre do Tombo, a partir do Arquivo Real, com origem em 1378.

1918 -- É fundado o Clube Desportivo Feirense.

1922 - Mahatma Gandhi é preso, na Índia, por desobediência civil.

1938 - O presidente mexicano Lazaro Cardenas nacionaliza os terrenos petrolíferos norte-americanos e britânicos.

1961 - A Força Aérea portuguesa começa os bombardeamentos das possíveis bases da UPA, no Norte de Angola.

1962 - O Governo francês e representantes dos rebeldes argelinos assinam, em Evian-les-Bains, o acordo de cessar-fogo, que põe termo à guerra de libertação da Argélia.

1965 - O Rei Farouk do Egito morre no exílio, em Roma. Tinha 45 anos.

1968 - Massacre de My Lai, na província de Quang Ngai, Vietname. 504 civis vietnamitas são mortos por tropas norte-americanas. A Justiça dos EUA deduzirá acusação sobre 25 oficiais.

1974 - É emitido o segundo e último comunicado do Movimento dos Oficiais das Forças Armadas, até 25 de Abril. Analisa a tentativa de golpe de 16 de março e denuncia o papel da PIDE na perseguição de militares.

1981 - O Governo português considera persona non grata o Embaixador de Cuba em Lisboa, Manuel Esteves Perez.

1982 - Quatro jornalistas de uma equipa de televisão holandesa são abatidos a tiro numa área rural de El Salvador, pelo exército do ditador Somoza.

1983 - Morre, no exílio, Umberto II de Itália. Tinha 78 anos.

1987 -- Início, em Pequim, da quarta e última ronda de negociações sobre o processo de transferência da soberania de Macau para a China.

1988 - É constituída a Fundação Oriente.

- O arquiteto Gonçalo Ribeiro Telles recebe a Ordem Militar de Cristo.

1990 - Mota Amaral derrota Álvaro Dâmaso nas eleições para a liderança do PSD-Açores.

- Realizam-se as primeiras eleições livres e pluripartidárias na RDA, em 50 anos. Vence a Aliança pela Alemanha, coligação dominada pela democrata cristã CDU.

1991 - O Conselho de Segurança da ONU formaliza o cessar-fogo da Guerra do Golfo.

1993 - O embaixador Orlando Vilela, o juiz Melo Franco, o médico Machado Caetano e o maestro Ivo Cruz são algumas das 44 personalidades condecorados pelo Presidente da República, Mário Soares.

1996 - O investigador e ensaísta português Óscar Lopes recebe o Prémio Vida Literária da Associação Portuguesa de Escritores.

- Morre, aos 75 anos, o historiador português Jorge Borges de Macedo.

- Morre, com 85 anos, o poeta grego Odisseus Elytis, Prémio Nobel da Literatura em 1979.

2001 - Portugal conquista 29 medalhas, sete das quais de ouro, no I Campeonato do Mundo de Atletismo em pista coberta para Deficientes.

- Morre o músico norte-americano John Phillips, membro fundador do grupo The Mamas and the Papas. Tinha 65 anos.

- O Sporting de Espinho conquista a Top Teams Cup, competição de clubes organizada pela Confederação Europeia de Voleibol (atual Taça CEV).

2003 - Os Inspetores de desarmamento da ONU começam a abandonar o Iraque. Cerca de 120 funcionários das Nações Unidas partem da capital iraquiana.

2004 - O poeta Vasco Graça Moura recebe a Coroa de Ouro do Festival de Poesia de Struga, em Paris.

2006 - "Alice", de Marco Martins, conquista os prémios da crítica internacional, de melhor realizador e melhor fotografia do Festival Internacional de Cinema de Mar del Plata, na Argentina.

- É inaugurada a ligação do Metro do Porto até à Póvoa de Varzim.

2007 - O Partido do Centro, do primeiro-ministro finlandês, Matti Vanhanen, vence as eleições legislativas por uma margem mínima.

2008 -- Morre, aos 54 anos, o realizador britânico Anthony Minghella. "O Paciente Inglês" e "Cold Mountain" são dois dos mais premiados filmes realizados por Minghella.

- Morre, aos 90 anos, o escritor inglês Arthur C. Clarke. Era considerado um dos mestres da ficção científica

2010 -- Morre o ator norte-americano Fess Parker, um ícone do cinema nos Estados Unidos por ter encarnado "Davy Crockett", nos anos 1950, na sua propriedade de Santa Ynez, na Califórnia. Tinha 85 anos.

2011 -- Regime do Bahrain ordena a destruição do monumento que dava nome à Praça das Pérolas, ponto de concentração do movimento pró-democracia.

2012 - O ex-pastor luterano Joachim Gauck é eleito como décimo primeiro presidente da Alemanha, na Assembleia Federal, em sufrágio indireto, por grande maioria.

- O ministro das Finanças da Grécia, Evangelos Venizelos, é proclamado como o novo líder dos socialistas gregos (PASOK), sucedendo ao ex-primeiro ministro George Papandreou.

- Samba Djaló, ex-chefe das informações militares da Guiné-Bissau quando Zamora Induta foi chefe das Forças Armadas guineenses, é assassinado a tiro em Bissau.

-- Morre, aos 51 anos, António Leitão, antigo atleta, medalha de bronze nos 5.000 metros dos Jogos Olímpicos de Los Angeles de 1984.

2013 - Os ministros das Finanças da Zona Euro aceitam a proposta de Chipre para excluir os proprietários de contas bancárias com menos de 100 mil euros do imposto que se lhes pretendia aplicar, no âmbito do pacote de ajuda financeira de 10 mil milhões de euros.

2014 - Os juízes do Tribunal Constitucional alemão validam definitivamente o Mecanismo Europeu de Estabilidade da zona euro.

- Morre, aos 72 anos, José Medeiros Ferreira, historiador e político e ex-ministro do PS.

2015 - 21 turistas estrangeiros e um polícia tunisino são mortos num atentado contra o museu do Bardo em Tunes.

2016 -- A polícia belga detém cinco pessoas na operação antiterrorismo desencadeada em Bruxelas, entre as quais o principal suspeito dos ataques de Paris, Salah Abdeslam, e a família que o acolheu.

- O jornal Diário Económico publica a sua última edição em papel e passa a funcionar apenas em formato "online" e televisivo.

- O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, decreta a reposição dos complementos de reforma aos trabalhadores do setor público empresarial.

- Lula da Silva é ministro da Presidência durante cerca de três horas, porque uma terceira liminar (providência cautelar), desta vez, da Justiça Federal de São Paulo, suspende a nomeação feita pela Presidente Dilma Rousseff.

- A União Europeia e a Turquia chegam a acordo sobre a gestão dos fluxos migratórios.

- Morre, aos 91 anos, Joaquim Campos, antigo árbitro internacional português que representou Portugal nos Mundiais de futebol de 1958, na Suécia, e de 1966, em Inglaterra.

2017 - Um homem é abatido no aeroporto de Orly, em Paris, após roubar uma arma a um militar do dispositivo de vigilância antiterrorista e de, antes, já ter disparado sobre agentes numa operação 'stop' e roubado dois carros.

- Morre, aos 68 anos, Bernie Wrightson, autor e ilustrador norte-americano, conhecido por ser um dos responsáveis pela personagem de "Monstro do Pântano".

- Morre, aos 90 anos, Chuck Berry, guitarrista norte-americano, em St Charles, no Missouri, EUA.

=====================.

Este é o septuagésimo sétimo dia do ano. Faltam 288 dias para o termo de 2018.

Pensamento do dia: "Com o saber cresce a dúvida". J. W. Goethe (1749-1832), escritor alemão.

Lusa/Fim.