1199 -- D. Sancho I, conhecido como "Sancho, O Povoador" funda a cidade da Guarda.1492 - Cristóvão Colombo chega a Cuba.

1701 - Nasce o astrónomo sueco Anders Celsius, criador da escala de temperatura em graus centígrados (Celsius).1841 - É criado o Real Conservatório de Música do Rio de Janeiro.1895 - É lavrado, num notário de Paris, o testamento de Alfredo Nobel, que instituiu os prémios com o seu nome. A primeira edição decorrerá em 1901.- Morre Alexandre Dumas, filho, escritor francês. Tinha 71 anos.1919 - Mahatma Gandhi lança a campanha nacionalista na Índia.

1940 - II Guerra Mundial. A Alemanha anexa a província francesa de Lorena.1953 -- Morre, com 65 anos, o dramaturgo norte-americano Eugene O'Neill, autor de "Jornada para a Noite".1955 -- Morre o compositor e musicólogo Luís de Freitas Branco, autor de "Vathek" e "Paraísos Artificiais". Tinha 65 anos.1961 - É criado o Comité de Descolonização da ONU, que tem, entre os seus principais "dossiers", a política colonialista do Governo de Salazar, a escalada da guerra em Angola e a iminência de conflito em Moçambique e na Guiné-Bissau.1974 - É publicado o regime constitucional provisório de Angola.1975 - Controlada a sublevação militar do dia 25, o general Ramalho Eanes é nomeado Chefe de Estado-Maior do Exército. Os generais Carlos Fabião e Otelo Saraiva de Carvalho são destituídos, respetivamente, de Chefe de Estado-Maior do Exército e do Comando Operacional do Continente.- O VI Governo provisório devolve a Rádio Renascença à Igreja Católica.1986 - É extinto o uso de papel selado, introduzido em Portugal em 24 de dezembro de 1660 e entretanto abolido em abril de 1668 e janeiro de 1804.- O Governo extingue, pela segunda vez, a Agência Noticiosa Portuguesa (ANOP), prevendo a criação da LUSA, que entrará em funcionamento em janeiro de 1987.1990 - John Major é eleito líder do Partido Conservador britânico.

1991 - A escritora portuguesa Natália Correia recebe a Ordem da Liberdade.1992 - Publica-se, pela última vez, o semanário "O Jornal", fundado em 1975 por um grupo de 14 jornalistas. Com uma tiragem superior a 80 mil exemplares, no início dos anos 80, chegou a ser o mais lido no país. No seu lugar viria a surgir a revista Visão.1994 - Morre, com 82 anos, o compositor português Fernando Lopes-Graça, um dos mais importantes nomes da música portuguesa do século XX.1999 - Os Unionistas do Ulster aprovam a formação de um Governo de coligação com os Católicos.2000 - A Jugoslávia é reincorporada na Organização para a Segurança e Cooperação na Europa.2001 - Morre a pioneira da antropologia em Portugal, Margot Dias, com 93 anos.2002 - O ex-líder da milícia pró-integracionista timorense, Eurico Guterres, é condenado, em Jacarta, a dez anos de prisão.- George W. Bush nomeia Henry Kissinger para dirigir a investigação de possíveis ligações entre cidadãos da Arábia Saudita e a rede Al-Qaida, no âmbito do 11 de Setembro.2003 - Sentença do caso Moderna. José Braga Gonçalves, condenado a 12 anos de prisão, por cúmulo jurídico, recebe a maior pena.2004 - XVII Congresso do PCP. O Comité Central é eleito pela primeira vez por voto secreto.- O Parlamento da Ucrânia declara inválida a votação na segunda volta das presidenciais.

- Domingos Oliveira e Paulo Pereira, de Moreira de Cónegos, são os primeiros contemplados portugueses do primeiro prémio do Euromilhões. Recebem 44 milhões de Euros.2005 -- Morre, com 53 anos, Alfredo Namitete, vice-ministro da Indústria e Comércio de Moçambique.2006 - Rafael Correa, candidato da esquerda, vence a segunda volta das eleições presidenciais no Equador.- A Fundação Calouste Gulbenkian disponibiliza 450 mil euros, a partir de 2007, para o Plano Nacional de Leitura, no âmbito de um protocolo assinado com o Ministério da Educação.- A Índia realiza com êxito o primeiro teste de defesa antimíssil.

- Morre, com 60 anos, Rui Pereira, médico, resistente antifascista, figura emblemática do movimento estudantil dos anos 60, fundador dos Comités de Luta Anticoloniais.2007 -- O consórcio formado pela Petrobras, Ecopetrol e Petrogal, da Galp Energia, ganha a concessão de um primeiro bloco no 9.º concurso para a exploração de petróleo no Brasil

2008 - O escritor espanhol Juan Marsé obtém o Prémio Cervantes, o Nobel das Letras espanholas.

- O Governo aprova o diploma que fixa o Salário Mínimo Nacional para 2009 em 450 euros mensais, dando cumprimento ao acordo estabelecido na concertação social há dois anos.

- O Tribunal de Westminster ordena a extradição de João Vale e Azevedo para Portugal.

2009 - O Parlamento aprova o adiamento por um ano do Código Contributivo da Segurança Social e a suspensão do Pagamento Especial por Conta. A passagem das propostas da oposição constitui o primeiro revés político do Governo de José Sócrates.

- Morre Jacques Baratier, realizador francês, premiado em Cannes em 1958 com o filme "Goha". Tinha 91 anos.

2011 - A Unesco anuncia que o Fado é Património Imaterial da Humanidade.

- A matemática portuguesa Irene Fonseca é eleita presidente da Sociedade de Matemática Aplicada e Industrial, sedeada em Filadélfia, sendo a primeira vez que um português preside à instituição fundada em 1952.

- Morre Ken Russell, realizador britânico autor de vários filmes sobre compositores de música erudita, aos 84 anos.

- José Tibúrcio, um dos fundadores da Frente de Libertação do Enclave de Cabinda-Renovada, morre aos 57 anos.

- Morre Emeka Odumegwu-Ojukwu, líder da guerra de secessão do Biafra, no fim dos anos 1960. Tinha 78 anos.

2012 - A Assembleia da República aprova, em votação final global, o Orçamento do Estado para 2013, com os votos favoráveis da maioria PSD/CDS-PP, à exceção de um deputado centrista, que vota contra.

- Os ministros das Finanças da zona euro e o Fundo Monetário Internacional alcançam um acordo sobre a redução da dívida grega, que abre a porta ao desbloqueamento da ajuda financeira à Grécia.

2012 -- Morre, com 58 anos, Erik Izraelewicz, diretor do jornal francês Le Monde.

- Joseph E Murray, médico conhecido por ter encetado com êxito o primeiro transplante de rim, morre aos 93 anos.

2013 - O Senado italiano decide retirar o lugar de senador ao ex-primeiro-ministro Silvio Berlusconi depois de ter sido condenado a quatro anos de prisão por fraude fiscal.

2014 - A Semapa, liderada por Pedro Queiroz Pereira, anuncia a celebração de um memorando de entendimento com vista a participar na aquisição da totalidade do capital da PT Portugal. A Terra Peregrin notifica a AdC da oferta de compra sobre a PT SGPS.

- Greve geral e manifestações dos setores público e privado contra os planos de austeridade na Grécia.

- O cante alentejano, canto coletivo, sem instrumentos e que junta música e poesia, é classificado como Património Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO).

- O Parlamento Europeu rejeita por larga maioria a moção de censura à Comissão Europeia, relacionada com o caso dos acordos fiscais secretos entre o Luxemburgo e multinacionais, quando Jean-Claude Juncker era primeiro-ministro daquele país.

- Morre, aos 88 anos, Sousa Veloso, engenheiro agrónomo apresentador do programa TV Rural, que durante três décadas deu notícias na RTP sobre a agricultura em Portugal.

- Morre, com 94 anos, a escritora Phyllis Dorothy James, conhecida como P.D. James, uma das mais reconhecidas autoras de ficção policial do século XX.

2015 - O parlamento aprova o fim dos exames do 4.º ano de escolaridade, com os votos favoráveis do PS, do PCP, do Bloco de Esquerda, do PEV e do PAN.

2016 - A Argentina conquista, pela primeira vez na história, a Taça Davis em ténis, ao derrotar, em Zagreb, a Croácia, por 3-2, graças ao triunfo de Federico Delbonis sobre Ivo Karlovic no último encontro da final.

- O alemão Nico Rosberg (Mercedes) conquista pela primeira vez o título do Mundial de Fórmula 1, ao concluir o Grande Prémio de Abu Dhabi na segunda posição, atrás do britânico e companheiro de equipa Lewis Hamilton.

- Morre, com 90 anos, Mark Taimanov, russo considerado um dos melhores jogadores de xadrez entre 1950 e 1970 e uma das maiores figuras da história da modalidade.

2017 - O Orçamento do Estado para 2018 é aprovado em votação final global na Assembleia da República, com os votos a favor do PS, BE, PCP, PEV e PAN e contra do PSD e do CDS-PP.

- A Direção-geral da Saúde declara o fim do surto de 'legionella' no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, que provocou pelo menos 56 casos de infeção, cinco dos quais mortais.

==============.Este é o tricentésimo trigésimo primeiro dia do ano. Faltam 34 dias para o termo de 2018.Pensamento do dia: "Passam tragicamente na vida os que não encontram satisfação na mentira burguesa das convenções sociais". Luís de Freitas Branco (1890-1955), compositor português.

Lusa/Fim.