Olá, jovem que nasceu ali por alturas da mão do Abel Xavier. Tudo bem? Como está tua drena e respetivo flex? Ainda bem. Olha, desculpa lá, mas vou ter de te dar expose. Não queria chegar a este ponto, mas é claro que vais ter que levar com shade. O que se passa é que democracia está em crise e a culpa é tua.

Não sei se foste votar ou não. É possível que sim, estatisticamente mais provável que não. Contudo, de qualquer das formas, o Miguel Sousa Tavares já descobriu o que é que significa Geração Z. Segundo ele, o Z é de zero. Não sei se sabes o que é um Miguel Sousa Tavares. Em princípio, a tua mãe começou a ler um calhamaço dele quando te conseguiu despachar para o infantário. Pergunta-lhe. Ela saberá. Mas voltando ao ponto essencial: tens 18 anos e a culpa da democracia estar pelas ruas da amargura é totalmente tua.

Senão vejamos, nasceste ali em 2001. O que é que acontece em 2001? Não tens imagens na cabeça, mas foi o 11 de setembro. Uns barbudos com x-atos entraram em aviões, fizeram shotgun no pendura em árabe e mergulharam em betão. Faleceram largas centenas de pessoas, iniciou-se uma guerra e depois outra guerra. Mudou por completo a ideia de segurança de quem vive no mundo ocidental, arruinou a preservação da privacidade dos cidadãos e gerou medo que potenciou o crescimento de políticos e políticas radicais. Culpa tua.

Depois, por alturas do outono de 2008, já dominavas o abecedário, o que te atribuía, desde já, grande responsabilidade. Na mesma altura, rebenta a maior crise financeira dos últimos 80 anos nos Estados Unidos. A desregulamentação no setor financeiro dos anos 80 permitiu práticas que levaram os grandes bancos a declarar perdas colossais e até a falir, apenas para depois serem salvos pelo Estado. Isso desencadeou uma crise que alastrou até à Europa, até Portugal, que foi obrigado a pedir assistência financeira internacional três anos depois, e é por essa razão que eras alimentado na puberdade sobretudo na base do arroz de atum. Foi a classe média a principal afetada por esta crise, da qual ainda hoje estamos a tentar recuperar. Culpa tua.

Finalmente, chegaste à adolescência. A troika finalmente sai de Portugal. Um novo governo chega ao poder, prometendo a todos uma vida melhor. Os teus pais estão mais contentes, mas depois foste às urgências naquela lesão do ténis e demoraste oito horas no hospital. Também começas a notar que é estranho que escolham tantos membros da família para trabalhar com eles, quando o teu irmão nem na sueca opta por ti. Entretanto, um indivíduo que nem para contínuo tinha capacidades foi eleito para Presidente dos Estados Unidos e parece que tão cedo não sai de lá. Os ingleses decidiram que preferem deixar de beber chá a continuar mais uma década que seja na União Europeia. Relembro que enquanto tudo isto acontecia passavas o tempo a descortinar as encantos da masturbação. De quem é que é a culpa disto tudo? Tua.

Recomendações

Esta série.

Newsletter

As notí­cias não escolhem hora, mas o seu tempo é precioso. O SAPO 24 leva ao seu email a informação que realmente importa comentada pelos nossos cronistas.

Notificações

Porque as noticias não escolhem hora e o seu tempo é precioso.

Na sua rede favorita

Siga-nos na sua rede favorita.