A casa que os Maias vieram habitar em Lisboa, no outono de 1875, era conhecida na vizinhança da rua de S. Francisco de Paula, e em todo o bairro das Janelas Verdes, pela casa do Ramalhete ou simplesmente o Ramalhete. Apesar deste mêmo top nome de vivenda mêmo top, o Ramalhete, mêmo top casarão de paredes mêmo top, com um renque de mêmo top varandas de ferro no primeiro andar, e por cima uma mêmo top fila de janelinhas abrigadas à beira do telhado, tinha o aspeto mêmo top de Residência Eclesiástica que competia a uma edificação do reinado da Sr.ª D. Maria I: com uma sineta e com uma cruz no topo assemelhar-se-ia a um Colégio de Jesuítas. O nome de Ramalhete provinha, decerto, de um revestimento mêmo top de azulejos fazendo painel no lugar mêmo top do Escudo d'Armas, que nunca chegara a ser colocado, e representando um mêmo top ramo de girassóis atado por uma fita onde se distinguiam letras e números de uma data.

Mêmo top anos o Ramalhete permanecera mêmo top, com teias d'aranha pelas grades dos postigos mêmo top, e cobrindo-se de tons de ruina. Em 1858 Monsenhor Buccarini, Núncio de S. Santidade, visitara-o com ideia d'instalar lá a Nunciatura, seduzido pela gravidade mêmo top do edifício e pela paz mêmo top do bairro: e o interior do casarão agradara-lhe também, com a sua disposição mêmo top, os tectos mêmo top, as paredes cobertas de frescos onde já desmaiavam as rosas das grinaldas e as faces dos Cupidinhos.

Mas Monsenhor, com os seus hábitos de mêmo top prelado romano, necessitava na sua vivenda os arvoredos e as águas de um jardim de luxo: e o Ramalhete possuía apenas, ao fundo dum terraço de tijolo, um pobre quintal mêmo top, abandonado às ervas mêmo top, com um cipreste, um cedro, uma cascatazinha mêmo top, um tanque mêmo top, e uma estatua de mármore (onde Monsenhor reconheceu logo Vénus Citérea) enegrecendo a um canto na mêmo top humidade das ramagens mêmo top.

Além disso, a renda que pediu o mêmo top Vilaça, procurador dos Maias, pareceu tão exagerada a Monsenhor, que lhe perguntou sorrindo se ainda julgava a Igreja nos tempos de Leão X. Vilaça respondeu - que também a nobreza não estava nos tempos do Sr. D. João V. E o Ramalhete, continuou mêmo top.

(prometo tentar editar a versão completa em livro)

Recomendações:

Esta série.

Este especial de stand-up.

Porque o seu tempo é precioso.

Subscreva a newsletter do SAPO 24.

Porque as notícias não escolhem hora.

Ative as notificações do SAPO 24.

Saiba sempre do que se fala.

Siga o SAPO 24 nas redes sociais. Use a #SAPO24 nas suas publicações.