Setembro normal
O café do bairro reabriu, as avenidas estão entupidas com carros, o teto de minha casa está arranjado, o meu vizinho voltou, já há uma ou outra noite fria, já não sei se faço mais praia este ano, os bares das praias têm placas a dizer quando vão fechar, a minha família de França foi-se embora, a minha avó já foi à lenha, e eu já cancelei a minha inscrição no ginásio.
É setembro, o mês em que a vida entra nos eixos — antes desnorteados pelos dias de férias dispersos por julho e agosto que nos dão força para aguentar mais um ano.
Podia dizer que setembro é o mês em que a vida se normaliza, utilizando assim uma palavra na ordem do dia, para o bem e para o mal... Mas sempre odiei a palavra “normal”. É aborrecida, é uma obrigação enfrentar a normalidade. Mas quem é que quer ser normal? O cliché cabe aqui: o que é ser normal?
Se esta é a Lisboa normal, não gosto. Prefiro apanhar a semana de férias do café de sempre e descobrir um restaurante qualquer com uma boa diária nas redondezas, prefiro atravessar as avenidas fora das passadeiras, prefiro ver o céu do sofá da minha sala, prefiro que todas as noites sejam quentes, prefiro que o meu vizinho fique na terra e não volte, gostava ainda de fazer praia este ano, preferia que os bares de praia continuassem abertos, que a minha família estivesse cá, que a minha avó não tivesse de ir à lenha, que eu não tivesse desistido do ginásio.
Acho que é normal não querermos ser normais, ter uma vida normal. Nunca conheci ninguém que se definisse como uma pessoa normal, e provavelmente nunca conhecerei. E ainda bem. Mas a verdade é que hoje só decidi falar de normalidade porque li a entrevista da nossa Isabel Tavares a José Pinto Coelho e percebi que a palavra de que gosto tão pouco aqui fazia sentido, pela positiva. Normal, para mim, é não votar no PNR, e aqui sim, é bom.
Eu sou o Tomás Gomes e hoje o dia foi assim.
- 16:23
- O primeiro-ministro afirmou hoje que pretende levar em breve à concertação social a discussão de um plano para elevar e tornar mais competitivo o nível de rendimentos em Portugal, falando numa "coligação" entre Estado e empresas.
-
- 15:59
-
Pizzi eleito melhor jogador de agosto na I Liga
O internacional português Pizzi, médio do Benfica, foi considerado o melhor futebolista da I Liga em agosto, numa votação feita pelos treinadores, à frente de Bruno Fernandes e Medhi, anunciou hoje a Liga de clubes.
-
- 15:21
-
Legislativas: Chega propõe extinção do cargo de primeiro-ministro
O partido Chega propõe a extinção do cargo de primeiro-ministro, com o Presidente da República a chefiar o Governo, e o fim dos serviços públicos de saúde e de educação, no programa eleitoral hoje divulgado.
-
- 14:46
-
ONG. Dezenas de 'jihadistas' europeus condenados serão libertados até 2023
Mais de metade dos 199 'jihadistas' europeus detidos e condenados por terrorismo desde 2015 serão libertados antes do final de 2023 e "representam um problema para os serviços de segurança", alertou a organização não-governamental (ONG) eslovaca Globsec.
-
- 14:28
-
Kim Clijsters regressa ao ténis sete anos após terminar carreira
A belga Kim Clijsters vai regressar aos ‘courts’ em 2020, anunciou hoje a antiga número um mundial, de 36 anos, mais de sete depois de ter terminado a carreira de tenista profissional.
-
- 13:31
-
Brexit. "Não haverá um acordo sem backstop"
O Parlamento Europeu não apoiará um acordo para o ‘Brexit’ sem uma solução de salvaguarda para a fronteira irlandesa, declarou hoje o presidente da instituição, acusando o Governo britânico de ter uma postura demasiado “rígida”.
-
- 13:15
-
Legislativas. Iniciativa Liberal quer privatização da Caixa Geral de Depósitos
O partido Iniciativa Liberal defende a privatização, “como um todo ou em partes”, da Caixa Geral de Depósitos (CGD), bem como a criação de legislação que impeça a “injeção de mais capital” no banco público.
-
- 11:52
-
Legislativas. Rui Rio admite que a sua liderança estará em jogo, mas recusa colocar fasquia
O presidente do PSD, Rui Rio, admitiu hoje que a sua liderança estará em jogo nas legislativas de 6 de outubro, mas recusou traçar uma fasquia do que seria um resultado inaceitável para o partido.
-
- 11:30
-
Pequim deixa de constar entre as 200 cidades mais poluídas do mundo
A qualidade do ar em Pequim melhorou nos últimos anos ao ponto de a capital chinesa deixar de constar na lista das 200 cidades mais poluídas do mundo, segundo um estudo publicado hoje.
-
- 10:38
-
Quem recusa vacinação "está a brincar com o fogo", diz Juncker
As pessoas que recusam a vacinação “estão a brincar com o fogo”, disse hoje o presidente da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, discursando na abertura de um fórum internacional sobre vacinação, em Bruxelas.
-
- 10:27
-
Bombarral. Quarenta crianças retiradas de creche devido a pequeno incêndio
Um incêndio na creche do Centro Paroquial do Bombarral obrigou hoje a retirar cerca de 40 crianças do espaço, que, devido ao fumo, vai estar hoje encerrado e as crianças entregues às famílias, disse fonte dos bombeiros locais.
-