O Indiscutível Rei das Subidas em Portugal
Os últimos meses não foram nada menos do que truculentos, difíceis e excecionalmente duros. Parece que disso não haverá dúvidas. Mas os últimos dias desta semana que ainda nem terminou, para quem gosta e segue o mundo do futebol, têm sido para esquecer a nível emocional.
Hoje, o desporto nacional ficou imensamente mais pobre com a notícia da morte de Vítor Oliveira, aos 67 anos, depois de se sentir indisposto enquanto caminhava na zona de Matosinhos. Mas é uma notícia que nos chega na mesma semana em que o futebol português viu partir José Bastos, antigo guarda-redes do Benfica, e Reinaldo Teles, histórico dirigente do FC Porto, além, claro, da comoção mundial provocada pela morte de "Dios" Diego Armando Maradona.
Para barómetros de credibilidade, o britânico The Guardian é sinónimo de prestígio. É uma fonte confiável. À partida, se o assunto ganhou notoriedade para chamar a atenção daquela publicação é porque o caso é sério. E, nesta situação quem chamou a atenção foi Vítor Oliveira. Ou, melhor, os seus feitos no futebol nacional. O artigo data de 2017 e o que levou à sua redação foram números poucos comuns. Para qualquer campeonato ou divisão — de qualquer país.
Mesmo quem não segue o futebol nacional ou liga pouco ao futebol, mesmo quem nunca tenha sequer ouvido falar no nome do técnico, já ouviu nos últimos anos a expressão a "Rei das Subidas" num telejornal perto de si. Ora, isto deve-se ao facto de Vítor Oliveira ter conseguido 11 promoções ao principal escalão de futebol, em 18 presenças, ao serviço de Paços de Ferreira (1991 e 2019), Académica (1997), União de Leiria (1998), Belenenses (1999), Leixões (2007), Arouca (2013), Moreirense (2014), União da Madeira (2015), Desportivo de Chaves (2016) e Portimonense (2017) — o artigo ("Conheça Vítor Oliveira, o treinador que ganhou cinco promoções seguidas") do The Guardian é referente a esta altura do clube algarvio.
Na verdade, o artigo foi originalmente publicado no site These Football Times, dois dias antes. Mas como faz parte da rede de desporto do Guardian foi republicado no diário britânico com um novo título. O título original faz jus à carreira como nós a conhecemos: "O Indiscutível Rei das Subidas em Portugal". Fala da sua carreira, das promoções e do futuro.
No entanto, porquê subir e não colher os louros da promoção? Em 2015, explicou aquilo que o motivava: "Às vezes é melhor estar na II Liga a jogar para subir do que estar na I Liga a perder e a desgastar-me. Nessas duas propostas, prefiro uma equipa da II. Gosto de futebol e de treinar, seja na I ou na II, mas bom mesmo é estar na I Liga".
Vítor Oliveira ultrapassou a marca dos 1.000 jogos no nosso futebol, dava primazia a contratos de um ano, e, tal como recordou a agência Lusa no seu perfil, dispensou relações com empresários e escolheu sempre onde queria trabalhar, cultivando o respeito de jogadores, treinadores, dirigentes e adeptos.
Sem clube, após ter conseguido alcançar a manutenção pelo Gil Vicente a época passada, estreou-se no comentário televisivo nos últimos tempos. E, hoje, depois de termos recebido durante a semana que nos tínhamos despedido de "Deus", tivemos que nos despedir do "Rei das Subidas".
Uma semana para o mundo do futebol esquecer.
- 19:59
- O FC Porto venceu hoje o Santa Clara por 1-0, nos Açores, graças a um ‘golaço’ de Luís Diaz que resolveu um jogo da oitava jornada da I Liga de futebol disputado sob um forte temporal.
-
- 19:39
-
Forças Armadas da Etiópia anunciam controle da capital da região do Tigray
O chefe de estado-maior do exército da Etiópia disse hoje que os militares já têm o controlo da capital da região de Tigray, Mekele, de acordo com anúncio citado por agências internacionais de notícias.
-
- 19:31
-
Congresso do PCP: Novo comité central eleito com 98,5% dos votos
O novo comité central do PCP foi hoje eleito no XXI congresso nacional dos comunistas, em Loures, com 98,5% dos votos.
-
- 19:21
-
Vítor Oliveira, um legado indelével numa carreira sempre a subir
O legado indelével de Vítor Oliveira, treinador com vasta carreira no futebol português, que morreu hoje, aos 67 anos, luziu com 11 promoções e seis títulos na II Liga, atribuindo um inigualável epíteto de ‘rei das subidas’.
-
- 18:08
-
A culpa é dos perigosos extremistas dos dois lados
Vivemos num mundo perigoso, cada vez com mais extremistas dos dois lados em cada vez mais assuntos sociais, globais, políticos, filosóficos, éticos, morais e reais.
-
- 16:23
-
'Hacker' suspeito de invadir sistema do tribunal eleitoral do Brasil foi preso em Portugal
Um 'hacker' suspeito de invadir o sistema informático do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) do Brasil foi preso hoje em Portugal, numa operação conjunta entre a Polícia Federal e a Polícia Judiciária Portuguesa, que levou a três detenções, no Brasil.
-
- 13:13
-
Sobe o tom entre Irão e Israel. Khamenei pede que responsáveis por morte de cientista sejam punidos
O líder supremo iraniano, Ali Khamenei, pediu hoje que fossem “punidos” os responsáveis pelo assassínio de um dos mais proeminentes cientistas nucleares do Irão, que ocorreu na sexta-feira. O assassínio ocorreu perto de Teerão, tendo o presidente iraniano, Hassan Rohani, apontado o dedo a Israel.
-
- 10:30
-
TAP: Plano de reestruturação prevê despedimento de 500 pilotos e redução de salários
O plano de reestruturação da TAP prevê o despedimento de 500 pilotos e a redução em 25% dos seus salários, segundo a informação divulgada hoje pelo Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) após reunião com a administração.
-
- 09:52
-
Covid-19: Distribuição das vacinas sem dificuldades mas farmácias podem ter problemas
As farmacêuticas responsáveis por duas das mais promissoras vacinas contra a covid-19 não antecipam dificuldades nas operações de distribuição, mas o armazenamento nos locais de vacinação será mais complexo e as farmácias só estão preparadas para receber uma delas.
-
- 09:35
-
Vieira da Silva: "A rutura do Bloco foi anunciada aquando da formação do Governo"
O ex-ministro Vieira da Silva defendeu que a rutura entre o Bloco de Esquerda e o PS data da altura da formação do governo, após as legislativas de 2019, mas não a vê como "irreversível".
-
- 09:03
-
Acho Que Vais Gostar Disto: Beber demais dá nisto
Gostava de poder dizer que este vai ser um fim de semana diferente, mas na realidade tudo continua na mesma. A nossa sorte é que continuam a estar coisas boas nos ecrãs lá de casa para nos entreter. Hoje falo de uma série com uma cara difícil de esquecer, de um filme divertido e de uma série sobre o
-