No ‘limbo’ do desconfinamento
O avanço para a última fase do desconfinamento, no início deste mês, trouxe também, como era expectável, um aumento do número de novos casos. Nas últimas 24 horas, Portugal registou 241 novos casos positivos de SARS-CoV-2 e uma morte associada à covid-19, segundo o mais recente boletim divulgado pela Direção-Geral da Saúde. Destes casos, 97 foram identificados na região de Lisboa e Vale do Tejo.
Atualmente, o índice de transmissibilidade, R(t), nacional e do continente está em 1,06, apresentando um aumento em relação aos dados divulgados na sexta-feira, que indicavam um R(t) de 1,03.
A nível nacional, Portugal está com uma incidência a 14 dias de 55,6 casos por 100 mil habitantes, enquanto no continente, a incidência está nos 52,5 casos de infeção. Este valor também aumentou em relação aos dados da semana passada, que davam conta de uma incidência de 52,6 casos a nível nacional e 49,5 casos no continente.
Os indicadores apresentados na matriz de risco — que serve de guia para o desconfinamento —, colocam-nos “no limbo”, entre o quadrante verde e o amarelo, podendo colocar em causa a continuidade do processo. Para podermos continuar, será necessário que os indicadores fiquem na área verde, com o índice de transmissibilidade (Rt) abaixo de 1 — que já foi ultrapassado — e uma incidência abaixo de 120. Caso passemos para a zona amarela ou vermelha, a reabertura poderá ser travada ou até mesmo revertida.
Entre avanços e recuos em vários concelhos durante este mês, de acordo com o relatório semanal do INSA sobre a evolução da curva da epidemia, o aumento do Rt tem sido registado em todo o país desde o início deste mês, mas esta variação tem sido “mais acentuada” em Lisboa e Vale do Tejo.
O aumento de casos positivos na região está a preocupar as autoridades de saúde e levou o Governo a anunciar a testagem em massa à covid-19. Os principais focos do plano serão escolas, empresas e freguesias com maior incidência.
O Secretário de Estado da Saúde lembrou que a área metropolitana de Lisboa já viveu uma situação epidemiológica idêntica no início do último verão e não descartou a possibilidade de um recuo da região nas respetivas regras de desconfinamento.
“São múltiplos os fatores que têm estado a explicar este aumento de casos em Lisboa e Vale do Tejo, mas já tivemos uma situação relativamente semelhante em junho/julho. Os mecanismos nessa altura foram implementados e hoje estão bastante mais agilizados”, relembrou, acrescentando: “Se for necessário, as regras são claras e já vimos variadíssimos concelhos moverem-se na direção de mais desconfinamento ou mais confinamento e isso continuará a acontecer”.
Lisboa tem estado debaixo de olho depois dos festejos do título por parte dos adeptos do Sporting CP. Em resposta a perguntas da agência Lusa, a Direção-Geral de Saúde afirmou que até ao momento “foram reportados perto de duas dezenas de casos associados aos festejos do campeonato de futebol”, acrescentando, no entanto, que as celebrações “não explicam a totalidade do fenómeno” e que a incidência cumulativa a 14 dias por 100.000 habitantes no concelho de Lisboa “tem tido uma tendência crescente desde o início do mês de maio, seguindo o padrão nacional em termos de distribuição etária”.
O reforço da testagem pode ajudar a conter cadeias de transmissão e a impedir o descontrole do número de novos casos, mas há que relembrar que é necessário manter as medidas de prevenção como o uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social para evitar este “abre e fecha” da sociedade e da economia, porque o combate à pandemia continua a ser uma “maratona” e esta não vai desaparecer de um momento para o outro.
- 19:56
- Segunda-feira é sinónimo de Bola ao Ar, podcast sobre NBA da MadreMedia. No episódio desta semana, os anfitriões João Dinis e Ricardo Brito Reis receberam Carlos Seixas, antigo jogador e atual comentador, para falar dos primeiros jogos dos playoffs da liga de basquetebol norte-americana.
-
- 19:38
-
Tribunal condena André Ventura por ofender família do Bairro da Jamaica
O líder do partido Chega, André Ventura, foi condenado em tribunal por ter ofendido a honra de uma família do Bairro Jamaica no Seixal, a quem se referiu como "bandidos". O também deputado vai recorrer da sentença.
-
- 19:18
-
Pedrógão Grande: Julgamento começou com críticas às condições e alerta sobre prova vir a ser nula
O julgamento para apurar eventuais responsabilidades criminais dos incêndios de Pedrógão Grande começou hoje no Tribunal Judicial de Leiria, com críticas às condições do espaço e alertas para a eventualidade de a prova vir a ser anulada.
-
- 18:55
-
Presidente da Comissão Europeia promete “consequências graves” para Bielorrússia por desvio de voo
A presidente da Comissão Europeia prometeu hoje “consequências graves” para o regime bielorrusso após o desvio “ultrajante” no domingo de um voo comercial da Ryanair entre Grécia e Lituânia para deter um opositor que seguia a bordo.
-
- 18:51
-
Procura turística no Algarve aumentou mas está longe de ser satisfatória
As reservas de turistas britânicos para os hotéis do Algarve registaram um aumento "acima do esperado", mas os números estão longe de ser "satisfatórios" para a região, disse hoje à Lusa o presidente da maior associação regional do setor.
-
- 18:50
-
Angela Merkel: Explicações bielorrussas para sequestro de voo são "completamente implausíveis"
A chanceler alemã, Angela Merkel, considerou hoje que as explicações bielorrussas para a aterragem forçada de um voo da Ryanair são "completamente implausíveis", apelando à libertação "imediata" do jornalista bielorrusso Roman Protasevich e da sua namorada Sofia Sapega.
-
- 18:18
-
Do desvio do voo da Ryanair à detenção de Roman Protasevich, o que se passou na Bielorrússia este fim de semana?
Este domingo ficou marcado pelo desvio de um voo comercial da Ryanair por parte da Bielorrússia quando este atravessava o seu espaço aéreo. Acredita-se que a ação foi tomada para deter Roman Protasevich, jornalista dissidente e pedra no sapato do regime de Alexander Lukashenko. A detenção, considera
-
- 17:19
-
Eurovisão: "Não foram usadas drogas pelos vencedores"
A organização do festival Eurovisão da Canção confirmou esta segunda-feira que o vocalista dos Måneskin, banda italiana que venceu o concurso, no sábado, não usou drogas.
-
- 17:18
-
Espanha. Mais de 800 menores marroquinos ainda em Ceuta aguardam resolução da sua situação
O governo da cidade autónoma de Ceuta revelou hoje que mais de 800 menores marroquinos que entraram ilegalmente na semana passada neste enclave espanhol no norte de África aguardam a resolução da sua situação.
-
- 17:08
-
Quem pára o último ditador em funções num país europeu?
Lukashenko, ao mandar um Mig-29 militar para intercetar um Boeing 737 da Ryanair e obrigá-lo a aterrar para assim apanhar e sequestrar um passageiro que não cometeu qualquer crime, mas que é um opositor, confirmou que a Bielorrússia tem um regime político intolerável e que deve ser reconhecida a raz
-
- 15:36
-
Vacinas covid-19: Autoagendamento acima de 50 anos é uma “questão de dias”
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, assumiu hoje que o alargamento do autoagendamento da vacinação contra a covid-19 para pessoas a partir dos 50 anos é uma “questão de dias” e vai ocorrer “muito em breve”.
-
- 14:53
-
Governo confirma reforço de testagem à covid-19 na região de Lisboa: "Será feito o número de testes que for necessário"
O secretário de Estado da Saúde, Diogo Serras Lopes, confirmou hoje o reforço da testagem à covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo, face ao aumento da incidência, considerando essencial o corte das cadeias de transmissão.
-
- 14:09
-
Covid-19. R(t) sobe para 1,06 em dia com 241 novos casos e 1 óbito
Portugal registou hoje uma morte atribuída à covid-19 e 241 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, indica a Direção-Geral da Saúde. De acordo com o boletim epidemiológico, o número de doentes internados em enfermaria continua a aumenta. Quanto aos internamentos em unidades de cuidados i
-
- 12:53
-
Usa o Metro de Lisboa? Greve parcial deverá paralisar a circulação na manhã desta terça-feira
Trabalhadores do Metropolitano de Lisboa realizam na manhã de terça-feira uma greve parcial que deverá paralisar este meio de transporte até às 10:15, indicou a empresa.
-
- 10:29
-
Preconceito contra os mais velhos é “peste à escala mundial”, diz investigador
O ex-diretor do Departamento de Envelhecimento e Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS) Alexandre Kalache afirmou hoje que o ´idadismo`, preconceito contra as pessoas mais velhas, é "uma grande peste à escala mundial" que importa combater.
-
- 09:58
-
Aung San Suu Kyi compareceu pela primeira vez em tribunal na capital de Myanmar
A líder deposta de Myanmar Aung San Suu Kyi, acusada de vários crimes pela junta militar, compareceu hoje pessoalmente em tribunal pela primeira vez desde o golpe de Estado de 1 de fevereiro, segundo um dos seus advogados.
-
- 09:58
-
Pandemia provocou desespero entre idosos e agravou saúde mental
O isolamento imposto aos idosos que vivem em lares, por causa da pandemia de covid-19, agravou a saúde mental, trouxe mais solidão, depressão, tristeza, e alguns casos de desespero, que a vacinação tem vindo a contrariar.
-
- 08:52
-
Há oito anos que o Benfica não acabava uma época sem um único título
Desde a temporada 2012/2013 que o SL Benfica não terminava uma época sem conquistar um título oficial. A última vez que tal aconteceu, Jorge Jesus era o técnico e o ano foi para esquecer para os adeptos encarnados.
-
- 08:11
-
À beira de ficar em alerta, Lisboa avança com programa de testagem em massa
Aumento da incidência de casos na capital portuguesa estão a preocupar as autoridades de saúde que querem responder com aumento da testagem. Estabelecimentos de ensino e grandes empresas são os principais focos do plano.
-