Vacinar crianças e jovens ou não vacinar? A dúvida persiste
Num momento em que não há consenso entre especialistas perante a relação risco-benefício da vacina contra a covid-19 na faixa etária dos 12 aos 15 anos – com alguns a assinalar a pouca gravidade da doença entre os mais novos e outros a salientar o risco de deixar espaço para a eventual propagação de novas variantes –, torna-se essencial que a comunicação por parte das autoridades responsáveis seja o mais clara possível. Devem os jovens dos 12 aos 15 anos ser ou não vacinados? A resposta, para já, parece ser “nim” e a dúvida persiste.
Na sexta-feira, a DGS definiu as regras para esta faixa etária e recomendou a administração prioritária de vacinas contra a covid-19 apenas para a faixa etária entre os 12 e os 15 anos com comorbilidades, salvaguardando, porém, que só emitirá “recomendações sobre vacinação universal de adolescentes com 12-15 anos logo que estejam disponíveis dados adicionais sobre a vacinação destas faixas etárias”. Assim, a vacinação universal continua, para já, a ser apenas recomendada a partir dos 16 anos. A confusão surge, porém, quando a DGS recomenda que seja dada a “possibilidade de acesso à vacinação, a qualquer adolescente com 12-15 anos, por indicação médica e de acordo com a calendarização com a campanha de vacinação”.
O presidente da República, que se encontra em visita ao Brasil, no sábado, salientou que as autoridades de saúde não proibiram a vacinação contra a covid-19 para crianças e jovens saudáveis, considerando que “esse espaço continua aberto à livre escolha dos pais”.
A DGS emitiu então um esclarecimento, reiterando que a vacinação em idades entre 12 e 15 anos sem doenças implica prescrição médica, pelo que dependerá sempre dos médicos, sendo que a decisão dos pais não será, por isso, suficiente.
No domingo, Marcelo Rebelo de Sousa esclareceu ser “fundamental que haja da parte dos pais uma iniciativa”, mas também o “acolhimento pelas autoridades de saúde, naturalmente através da intervenção do médico”.
Assim, a resposta parece ficar sob exclusiva responsabilidade dos médicos, o que numa altura em que alguns se dividem sobre a vacinação destas faixas etárias pode não ser uma solução.
O bastonário da Ordem dos Médicos, Miguel Guimarães, considera que há falta de clareza e que esta decisão cria “desigualdades brutais” entre as crianças e famílias que podem ter acesso a uma prescrição para poderem ser vacinadas e as que não têm, além de contribuir para a entropia no processo de vacinação.
Miguel Guimarães relatou ainda que a situação já gerou várias queixas à Ordem por parte de centros de saúde, que reportam que há muitos pais a contactar para saber o que têm de fazer para vacinar os filhos entre os 12 e os 15 anos “e os médicos não sabem bem o que hão de fazer”.
“O processo tem de ser gerido de forma universal e ágil, como é aliás essencial no combate a uma pandemia”, defende o bastonário, apelando a “uma rápida revisão desta norma”, através do seu esclarecimento e para “reforçar a confiança na evidência científica e na ampla experiência já existente, protegendo os mais jovens da ameaça física, psicológica e social que este vírus tem representado para a vida de todos”.
Assim, sendo que, em geral, a vacina ainda não contempla os jovens abaixo dos 16 anos, estes terão de continuar a apresentar testes negativos para acesso a restaurantes e espetáculos, por exemplo. Por cá, no entanto, nem todos os cenários são iguais, uma vez que mais de 1.200 adolescentes residentes na Madeira com idades entre os 12 e os 17 anos foram vacinados no último sábado contra a covid-19 no primeiro ‘open day’ promovido para esta faixa etária.
Lá fora, os Estados Unidos da América, Israel, Reino Unido, França, Alemanha, Suécia, Finlândia, Espanha, Itália, Áustria, Bélgica e Suíça, entre outros países, já avançaram com o processo de vacinação desta faixa etária. A distinção está apenas entre aqueles que decidiram vacinar de forma universal todo esse grupo etário – por exemplo, EUA, Itália, França e Áustria – e aqueles que só vacinam menores entre 12 e 15 anos que tenham comorbilidades de risco associadas à covid-19 – como o Reino Unido, Alemanha, Suécia e Finlândia.
Para já, caberá aos adultos vacinarem-se e manterem os cuidados necessários, apesar do "relaxamento" no confinamento, para não comprometer o avanço para a fase seguinte do plano de desconfinamento e o controlo "possível" da pandemia.
- 22:20
- Neta da atriz confirmou internamento nas redes sociais. No entanto, desmentiu que tivesse sofrido um enfarte ou AVC como vinculado inicialmente por alguns meios de comunicação social.
-
- 21:00
-
Dielmar “não tem salvação” mas Estado quer assegurar “novos destinos” para trabalhadores
O ministro da Economia, Pedro Siza Vieira, disse hoje que a Dielmar “não tem salvação” e indicou que o Estado não tenciona investir mais dinheiro na empresa de vestuário, mas está empenhado em assegurar “novos destinos” para os trabalhadores.
-
- 20:30
-
Novo Banco reduziu 112 trabalhadores e fechou 10 agências no 1.º semestre
O Novo Banco reduziu 112 trabalhadores e fechou 10 agências no primeiro semestre, segundo as contas hoje apresentadas.
-
- 19:02
-
Fundar uma startup: "As redes sociais fazem parecer que é fácil"
Quando falamos em startups a tendência é falar dos sucessos, rondas de investimento e unicórnios. Mas qual é o dia-a-dia de um empreendedor no início da criação de uma startup? Quais são os desafios? Quais são as dificuldades? Para melhor percebermos, falámos com Yvonne Ivanescu, fundadora da Now in
-
- 18:17
-
Novo Banco considera que Fundo de Resolução lhe deve 277 milhões e vai a tribunal
O Novo Banco considera que o Fundo de Resolução lhe deve 277,4 milhões de euros e vai acionar os mecanismos legais para receber esse valor, segundo a apresentação de resultados do primeiro semestre.
-
- 18:14
-
A Europa com vistas curtas para sul
Em dias de horizonte sem nuvens, de Kelibia, cidade costeira com belas praias no nordeste da Tunísia, avista-se a ilha italiana de Pantelária, a sul da Sicília. Avista-se, portanto, a Europa. Mas a União Europeia muitas vezes tem vistas curtas e pouco ou nada faz para impedir o colapso da única demo
-
- 17:15
-
Novo Banco passa de prejuízos a lucros no 1.º semestre
O Novo Banco teve lucros de 137,7 milhões de euros no primeiro semestre, que compara com os prejuízos de 555,3 milhões de euros do mesmo período de 2020, divulgou hoje o banco.
-
- 16:13
-
Menos bebés? Ter filhos é "um projeto de futuro" e a "instabilidade é muito grande"
Ter filhos é “um projeto de futuro” e, por isso, a redução de 4.474 nascimentos, no primeiro semestre deste ano, não pode surpreender no quadro de “instabilidade presente”, constata a demógrafa Maria João Valente Rosa.
-
- 16:08
-
Grécia enfrenta pior vaga de calor dos últimos 30 anos
A Grécia está a ser atingida pela "pior vaga de calor” desde há mais de 30 anos, alertou hoje o primeiro-ministro grego, Kyriakos Mitsotakis, que apelou para que a população limite o consumo de energia elétrica.
-
- 15:54
-
Liliana Cá: "Fiquei insegura e com muitas dores, não consegui fazer mais"
A portuguesa Liliana Cá lamentou hoje a queda a meio da final do lançamento do disco, que a “condicionou bastante” e a impediu de fazer melhor do que o quinto lugar nos Jogos Olímpicos Tóquio2020.
-
- 15:39
-
Calhou a "fava" (Tottenham) ao Paços, Santa Clara com russos ou sérvios
Paços de Ferreira e Santa Clara tiveram hoje sortes distintas no sorteio do ‘play-off’ da Liga Conferência Europa de futebol, com os pacenses a enfrentarem o poderoso Tottenham, caso ultrapassem a terceira ronda de qualificação da nova competição.
-
- 15:30
-
Insolvência da Dielmar é "mais uma machadada para o Interior"
O presidente da Junta de Freguesia de Alcains, no concelho de Castelo Branco, disse hoje que a insolvência da empresa têxtil Dielmar é mais “uma machada para o Interior”, alertando que “há famílias inteiras cujo sustento é esta fábrica”.
-
- 15:27
-
Ordem dos Médicos apela a rápida revisão da norma sobre vacinação dos jovens
O bastonário da Ordem dos Médicos considerou hoje que a decisão da Direção-Geral da Saúde sobre a vacinação dos jovens cria desigualdades e contribui para entropia no processo de vacinação, apelando a uma "rápida revisão" desta norma.
-
- 14:47
-
Viajantes de UE e EUA vacinados isentos de quarentena em Inglaterra
Os viajantes oriundos da União Europeia e dos Estados Unidos com vacinação completa contra a covid-19 deixaram hoje de ter de cumprir quarentena ao entrar em Inglaterra, Escócia e País de Gales.
-
- 14:26
-
Desconstrução põe fim a "romance" sobre prédio Coutinho em Viana do Castelo
O ministro do Ambiente considerou hoje que "chega agora ao fim" o "romance" sobre o prédio Coutinho, em Viana do Castelo, com o arranque da sua desconstrução, cerca de 20 anos após decisão de o retirar do centro histórico.
-
- 14:05
-
Covid-19: Portugal regista mais 9 óbitos e 1.190 casos confirmados. R(t) continua a descer
Portugal regista hoje 9 mortes atribuídas à covid-19 e 1.190 novos casos de infeção pelo coronavírus SARS-CoV-2, segundo os dados oficiais.
-
- 13:38
-
Exames nacionais: Média da maioria das provas desceu, num ano em que aumentou o grau de dificuldade
As médias nos exames nacionais desceram na maioria das disciplinas, num ano em que o grau de dificuldade das provas aumentou ligeiramente, mas só Física e Química ficou abaixo do 10, com uma queda de mais de três valores.
-
- 12:24
-
Raven Saunders subiu ao pódio e cruzou os braços. Que significado tem esse X?
Aquele X "é a intersecção onde todas as pessoas oprimidas se cruzam", diz a atleta. Comité Olímpico está a avaliar a situação.
-
- 11:27
-
mRNA: Dos bastidores ao palco principal do combate à pandemia. As vacinas contra a covid-19 são só a ponta do iceberg
Em 2020, as vacinas contra a covid-19 quebraram todos os recordes, passando do desenvolvimento à aprovação numa questão de meses. Perceba porque as vacinas da Pfizer-BioNTech e da Moderna, que estão a dar início a uma nova era da medicina, foram desenvolvidas em tempo recorde e o que está por detrás
-
- 09:54
-
Tóquio2020: Ginasta Simone Biles vai participar na final de trave
Simone Biles, que renunciou a quatro finais nos Jogos Olímpicos Tóquio2020 para proteger a sua saúde mental e física, está inscrita para a disputa de medalhas de trave na terça-feira, de acordo com a lista de participantes publicada esta segunda-feira.
-