Esperar até ao último minuto
"Devo esperar até ao último minuto". Foi assim que Marcelo Rebelo de Sousa respondeu esta tarde aos jornalistas quando questionado sobre as negociações que o Governo tem mantido à esquerda de maneira a que consiga viabilizar o Orçamento do Estado para 2022. A razão para minuciosa espera? De acordo com o Chefe de Estado: "Poupava muitos custos, poupava muitas preocupações".
E que preocupações são essas? Tendem que ver com a falta de entendimento entre o executivo e os partidos que o escudaram nos últimos orçamentos: BE e PCP. No caso dos primeiros, o que leva o Presidente a esperar até à última é o facto de a líder bloquista ter reunido esta manhã com António Costa e assinalar que devido à falta de avanços o voto continua a ser "contra".
Mais concretamente, o BE fez hoje saber que "o Governo não realizou qualquer nova aproximação às nove propostas" do partido e que, a manter-se este quadro, a Comissão Política proporá à Mesa Nacional "a orientação de voto contra" o Orçamento do Estado. Portanto, a sua intenção de estar ao lado de Costa parece condenada — se nada mudar. Se nada mudar porque o BE deixou ciente que o partido estava disposto a negociar até à última hora. Costa tem apenas de mostrar boa-fé para isso.
Mas o que se pode deduzir de todo este impasse? De toda a incerteza? O primeiro-ministro conseguiu sempre nos últimos anos fazer dançar ao sabor das intenções, de colocar a música a tocar de acordo com os seus intentos, com mais ou menos celeuma. O que leva a à questão: quer este impasse dizer que o modelo da geringonça está esgotado? Estarão os partidos cansados do modelo? Estarão os portugueses? Várias opiniões no universo político acreditam que sim. Alguns "politólogos" assim o afirmam há semanas.
Porém, há quem consiga encontrar no modelo iniciado pelo primeiro-ministro em 2015 a solução para continuar, de que nada está esgotado e que há espaço para retomar e prosseguir o caminho desde então traçado. Quem? O próprio líder do Governo.
"A minha avaliação pessoal é que a fórmula que propus há seis anos não está esgotada. Mas isso não depende só de nós", declarou António Costa na abertura da reunião da Comissão Política Nacional do PS, que se realiza este fim de semana.
Só que tudo isto não significa que o secretário-geral do PS não esteja a preparar um Plano B, caso Marcelo Rebelo de Sousa leve a bom porto aquilo que ameaçou fazer (se o Orçamento não for aprovado, dissolve o parlamento e provoca eleições legislativas antecipadas). Isto sabe-se porque o primeiro-ministro foi peremptório perante os militantes socialistas: não há que ter medo das eleições. Não as quer, não as deseja, mas não tem medo de avançar se for caso disso.
"Não desejamos eleições, mas não tememos eleições. Devemos fazer tudo o que estiver ao nosso alcance, mas não pode ser a qualquer preço", frisou António Costa.
Tudo pode acontecer e as opiniões dividem-se. Uns dizem que é tudo bluff da esquerda; outros dizem que depois da intervenção de Costa já não será bem assim. Ou seja, por agora, certo parece apenas o cenário de que para os portugueses saberem se o Orçamento é ou não aprovado e para saberem o desfecho das negociações ou até se há ou não eleições antecipadas, terão de fazer como o Presidente: esperar.
- 17:52
- O vulcão Etna, na ilha italiana da Sicília, voltou hoje a registar uma nova erupção, provocando uma chuva de cinzas nos municípios mais próximos, mas sem obrigar a interromper a atividade do aeroporto de Catânia.
-
- 16:06
-
Jesus admite que Benfica está a atravessar o "momento mais difícil" da época
O treinador do Benfica admitiu hoje que a equipa está a atravessar o "momento mais difícil" desta época, mas assumiu o compromisso de reagir com uma vitória sobre o Vizela, no domingo, para a I Liga de futebol.
-
- 15:17
-
Alto Minho avisa multinacionais de exploração mineira que "não são bem-vindas"
O socialista Miguel Alves, em representação de cinco municípios do distrito de Viana do Castelo, alertou hoje as multinacionais de exploração mineira que "não são bem-vindas" e que região vai "lutar" contra a exploração de lítio na Serra d'Arga.
-
- 14:54
-
Benfica abre inquérito por alegado envolvimento de colaboradores em negócio de ações da SAD
O Benfica abriu um inquérito interno para averiguar o possível envolvimento de dois colaboradores num eventual negócio de transação de ações da SAD 'encarnada', informou hoje o clube, em comunicado.
-
- 14:52
-
O fim da Democracia na América
O Estados Unidos, que têm a mais antiga Constituição democrática (1787) e que desde 1945 “vendem” e impõem a Democracia ao mundo inteiro, acabam de liquidar a deles. Os resultados são imprevisíveis.
-
- 14:31
-
Todos os anos há cerca de 4 a 5 mil novos casos de ostomia em Portugal. Movimento quer eliminar preconceitos
A iniciativa quer chegar a todas as pessoas com ostomia, mas também à sociedade civil. Para tal, foi criado o site www.ostober.org para divulgar o movimento com testemunhos de pessoas com ostomia, conselhos de saúde, esclarecimento sobre direitos e estilo de vida saudável, como nutrição e exercício
-
- 14:29
-
Minho: o sítio onde um dia se proibiram as tortas por serem “pecado”
Nuno Vieira e Brito é um estudioso da gastronomia minhota. Em conversa com o SAPO24, fala da importância que a religião teve para as receitas desta região do país, da diversidade de produtos que podemos encontrar e de alguns dos “pecados” da sua doçaria conventual.
-
- 13:23
-
"Cold gun". Assistente garantiu a Alec Baldwin que a arma era segura
A arma que o ator norte-americano Alec Baldwin disparou, esta quinta-feira, durante as gravações do filme 'Rust' no Novo México, matando acidentalmente a diretora de fotografia, foi-lhe entregue por um assistente de realização que lhe disse que seria segura.
-
- 12:11
-
Não há acordo com o Governo. Se não houver "nova aproximação", Bloco mantém voto contra o Orçamento
O BE afirmou hoje que “o Governo não realizou qualquer nova aproximação às nove propostas” do partido e que, a manter-se este quadro, a Comissão Política proporá à Mesa Nacional “a orientação de voto contra” o Orçamento do Estado.
-
- 11:24
-
Sirenes e sinos das igrejas vão tocar pelas vítimas da Covid-19. No domingo haverá um minuto de silêncio
Para lembrar as vítimas da Covid-19, os sinos das igrejas e as sirenes dos quartéis dos bombeiros vão tocar este sábado ao meio-dia. A jornada em memória das vítimas terá ainda centenas de iniciativas por todo o país que se estendem até domingo, dia em que os promotores do manifesto "Memória e Espe
-
- 11:18
-
Pré-publicação de "Pónei". Um rapaz resgata o pai dos fantasmas do Velho Oeste
Silas, um rapaz de 12 anos que sobreviveu à queda de um relâmpago e que tem como amigo um fantasma, é acordado a meio da noite. Estamos em 1860, no Ohio, nos EUA, e três cavaleiros sinistros obrigam o seu pai a abandonar a casa para um trabalho misterioso. Para trás, deixaram um pónei majestoso, de
-
- 11:10
-
Chris Paul é o primeiro jogador da NBA a superar 20 mil pontos e 10 mil assistências
O base Chris Paul tornou-se o primeiro jogador da Liga Norte-americana de Basquetebol (NBA) a atingir a marca de 20.000 pontos e 10.000 assistências, contribuindo para a vitória dos Phoenix Suns sobre os Los Angeles Lakers, por 115-105.
-
- 09:43
-
Quem é Carmen Mola? Uma pergunta para um milhão de euros
Três homens, um sucesso editorial, e um prémio no valor de um milhão de euros. A identidade da "Elena Ferrante espanhola" não agradou a todos. A revelação aconteceu no anúncio do Prémio Planeta.
-