Para onde vai a covid-19?
Com o país mediático imerso nas discussões em torno do Orçamento do Estado e da subida dos preços da energia, a crise pandémica parece ter subitamente dado lugar a uma suposta crise política. Com 85% da população totalmente vacinada, com cada vez menos restrições em vigor, para onde vai agora a covid-19?
O presidente da República alertou ontem que "enfrentamos globalmente um período difícil, a pandemia ainda não terminou", mas ao mesmo tempo disse não esperar um agravamento da covid-19 em Portugal.
"Estava a ler hoje os mais recentes relatórios sobre a pandemia ainda na Europa, nalguns países bem conhecidos da Europa, novamente a pedirem mais confinamentos, mas sobretudo noutros continentes: África, América Latina e mesmo a Ásia, o que significa que a recuperação económica e social está um pouco atrasada, será mais lenta e mais difícil", apontou o chefe de Estado.
Questionado pela comunicação social sobre se teme um agravamento da covid-19 em Portugal ou um aumento de casos da nova subvariante da Delta do SARS-CoV-2 em território nacional, o presidente da República respondeu negativamente: "Não. Não temos até agora dados nenhuns nesse sentido".
"O que eu digo é que internacionalmente as notícias que chegam, quer de países europeus, quer fora da Europa, são de que a transição, a passagem de pandemia para endemia – quer dizer, uma situação em que há doença, mas não tem o caráter de pandemia – está a ser muito lenta", reiterou. Marcelo Rebelo de Sousa referiu que isso está a acontecer "em continentes fora da Europa, mas também na Europa alguns países tiveram recuos, e países que eram considerados muito avançados nesse domínio, em que as últimas informações obrigam a tomada de medidas mais duras".
"Não é, felizmente, o caso de Portugal. Não é, felizmente, o caso da maior parte da União Europeia", acrescentou.
Os dados das autoridades de saúde portuguesas divulgados hoje, porém, apontam para uma "tendência crescente" de infeções pelo coronavírus na maioria das regiões, em consequência do aumento médio do índice de transmissibilidade (Rt). “Observou-se um valor de Rt superior a 1 na maioria das regiões, com exceção do Alentejo e Algarve, indicando uma tendência crescente da incidência de infeção por SARS-CoV-2”, avança o relatório das “linhas vermelhas” da Direção-Geral da Saúde (DGS) e do Instituto Nacional de Saúde Doutor Ricardo Jorge (INSA).
Segundo a análise de risco de hoje, em comparação com os valores apresentados no último relatório, o valor médio do Rt – que estima o número de casos secundários de infeção resultantes de uma pessoa portadora do vírus — aumentou em quatro das cinco regiões continentais. Assim, este indicador subiu no Norte de 0,97 para 1,00, no Centro de 1,05 para 1,11, em Lisboa e Vale do Tejo de 1,02 para 1,03 e no Algarve de 0,85 para 0,95. Com uma evolução contrária, está o Alentejo que apresentou uma redução do Rt de 1,06 para 0,80 no espaço de uma semana.
“Estes resultados sugerem uma tendência crescente das infeções por SARS-CoV-2 em todas as regiões, à exceção do Alentejo e Algarve”, destacam as “linhas vermelhas” da pandemia de covid-10, ao avançar que nenhuma região apresentou, porém, uma incidência de novos casos superior ao limiar de 240 casos em 14 dias por 100 mil habitantes.
Por grupos etários, a incidência cumulativa mais elevada correspondeu às pessoas entre os 20 e os 29 anos, com 151 casos por 100 mil habitantes e com tendência crescente, enquanto a faixa dos idosos com 65 ou mais anos está agora nos 68 casos e em situação estável.
A análise semanal dos diferentes indicadores revela uma atividade epidémica de “intensidade reduzida e transmissibilidade moderada”, que se reflete numa tendência estável da pressão sobre os serviços de saúde e no impacto na mortalidade associada à covid-19. Os dados do INSA e da DGS indicam que número de pessoas com covid-19 internadas em Unidades de Cuidados Intensivos corresponde a 23% do valor crítico definido de 255 camas ocupadas, sensivelmente idêntico à semana anterior. Na quarta-feira, estavam em cuidados intensivos nos hospitais de Portugal continental 58 doentes.
Já no que diz respeito à mortalidade por covid-19, verificaram-se 9,4 óbitos em 14 dias por um milhão de habitantes, que corresponde a um aumento de 2% relativamente à semana anterior: “Este valor é inferior ao limiar de 20 óbitos em 14 dias por um milhão de habitantes, definido pelo Centro Europeu de Controlo de Doenças”, refere o documento das autoridades de saúde, que consideram reduzido o impacto da pandemia na mortalidade em Portugal.
Relativamente às variantes, o relatório confirma que foram detetados nove casos de uma sublinhagem da Delta, denominada AY.4.2, que tem “suscitado particular interesse na comunidade científica internacional devido ao seu aumento de frequência no Reino Unido nas últimas semanas”. Estes nove casos foram registados entre 24 de agosto e 4 de outubro e representam várias introduções independentes desta sublinhagem da Delta, variante que continua a ser a prevalente em Portugal, com uma frequência relativa de 100% há várias semanas. A nível nacional, a proporção de testes positivos para SARS-CoV-2 foi de 1,6% — na semana anterior tinha sido de 1,4% —, encontrando-se abaixo do limiar definido de 4%.
No total, desde março de 2020, morreram em Portugal 18.125 pessoas e foram contabilizados 1.083.651 casos de infeção, segundo dados da Direção-Geral da Saúde. É aqui que está a pandemia.
- 21:01
- O Governo está a ser criticado por utilizar a conta oficial de Twitter do Ministério da Cultura para fazer propaganda partidária. Em causa está uma série de publicações em que se compara o investimento previsto para o setor no Orçamento do Estado para 2022 e o realizado no último executivo PSD/CDS.
-
- 17:37
-
Merkel diz estar preocupada com os desafios que a Europa tem pela frente
A chanceler alemã, Angela Merkel, que está prestes a deixar a cena política, disse hoje estar "preocupada" com o futuro da UE, considerando que os seus sucessores terão "grandes desafios" pela frente.
-
- 17:19
-
Clima: Manifestações em vários continentes antes da cimeira de Glasgow
Ativistas ambientais realizaram hoje protestos em vários continentes para pressionar os governos a cumprirem ações que contrariem o aquecimento global, antes da cimeira do clima das Nações Unidas, em Glasgow.
-
- 17:19
-
Táxis e autocarros recebem 190 euros e 1.050 euros devido à subida dos combustíveis
Os táxis e autocarros a operar em Portugal irão receber, como medida de apoio ao aumento dos combustíveis, um 'cheque' de 190 euros e 1.050 euros respetivamente, adiantou à Lusa o ministro do Ambiente, João Pedro Matos Fernandes.
-
- 17:00
-
OE2022: Costa diz-se muito empenhado em acordo, mas não “a qualquer preço”
O primeiro-ministro, António Costa, disse hoje em Bruxelas que o Governo vai fazer tudo ao seu alcance para chegar a um acordo sobre o Orçamento do Estado para 2022, mas advertiu que “um acordo não se obtém a qualquer preço”.
-
- 16:40
-
Do filho de Bruce Lee a Vic Morrow. Caso que envolve Alec Baldwin não é o primeiro desastre num set de gravações
A morte de Halyna Hutchins, após o disparo de uma arma que não deveria estar carregada, não é a primeira tragédia a acontecer num estúdio de gravações. Antes, atores como Brandon Lee, Vic Morrow ou Oliver Reed viveram histórias que acabaram da pior forma possível.
-
- 16:23
-
Polónia quer restringir educação sexual e a defesa pública de minorias sexuais
O Governo da Polónia quer restringir a educação sexual e a defesa pública das minorias sexuais, quando se cumpre um ano de uma sentença polémica que proibiu o aborto no país.
-
- 15:58
-
Penedono é o único concelho em risco extremo de infeções
Penedono é o único concelho do país em risco extremo de infeção pelo coronavírus SARS-CoV2, tendo baixado deste patamar Alvito e Cuba, indica o boletim epidemiológico da Direção-Geral da Saúde (DGS) hoje divulgado.
-
- 15:50
-
Governo anuncia desconto de 10 cêntimos por litro nos combustíveis através do IVAucher
As famílias vão passar a receber, através do IVAucher, 10 cêntimos por litro de combustível até um limite de 50 litros por mês, anunciou hoje o ministro das Finanças, assinalando que a medida vai ser aplicada entre novembro e março de 2022.
-
- 15:40
-
Comandante da Escola Naval avisa que “abusos não são tolerados, muito menos autorizados”
O comandante da Escola Naval advertiu hoje que “abusos não são tolerados, muito menos autorizados” e eventuais casos detetados são “exemplarmente punidos”, exortando a todos os que tenham conhecimento de eventuais suspeitas que contactem diretamente esta instituição.
-
- 15:05
-
Marcelo alerta que chumbo de orçamento "só juntaria um problema" à pandemia e à crise dos combustíveis
O Presidente da República reiterou hoje que deseja evitar uma crise política criada por um chumbo do Orçamento de Estado porque “só juntaria um problema” à pandemia da covid-19 e à subida dos preços dos combustíveis.
-
- 14:43
-
Covid-19: Portugal com mais oito óbitos e 930 casos confirmados. Incidência sobe
Portugal regista hoje mais 930 casos confirmados de infeção com o coronavírus SARS-CoV-2 e oito mortes associadas à covid-19, segundo dados da Direção-Geral da Saúde. Verifica-se ainda uma descida nos internamentos em enfermaria e subida nos cuidados intensivos, a par de uma subida da incidência.
-
- 14:41
-
Covid-19: Pfizer diz que a vacina é mais de 90% eficaz em crianças
A farmacêutica Pfizer/BioNTech assegurou hoje que a vacina contra a covid-19 é segura nas crianças com mais de 5 anos, com quase 91% de eficácia na prevenção de infeção.
-
- 14:36
-
Parlamento aprova extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras
A extinção do Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF) foi hoje aprovada na Assembleia da República com os votos a favor do Partido Socialista, Bloco de Esquerda e da deputada Joacine Katar Moreira.
-
- 14:24
-
Trabalhadores da Cultura "indignados e desiludidos" com estatuto do profissional do setor
Associações representativas dos trabalhadores da Cultura mostraram-se hoje "indignadas" e "desiludidas" com a aprovação do Estatuto dos Profissionais do setor pelo Governo e receiam que venha a "aumentar a informalidade e agravar a precariedade" neste setor.
-
- 13:22
-
PSP do Porto deteve 10 pessoas e apreendeu mais de cinco mil doses de droga
A PSP do Porto deteve 10 pessoas e apreendeu mais de cinco mil doses de droga, 10 mil euros e seis viaturas, no âmbito de uma investigação iniciada em 2020 e agora concretizada, anunciou hoje aquela força.
-
- 13:07
-
Direção executiva do SNS é "um disparate", diz bastonário da Ordem dos Médicos
O bastonário da Ordem dos Médicos considera que a criação da direção executiva do Serviço Nacional de Saúde, proposta no estatuto do SNS aprovado na quinta-feira, é "um disparate" e que há estruturas que podem desempenhar as mesmas tarefas.
-
- 13:01
-
Onda de contestações arrancou hoje e greves estendem-se até final de novembro
Os meses de outubro e novembro marcam o regresso de uma onda de contestações, que começou hoje, com a greve dos técnicos de emergência pré-hospitalar, e se estenderá da saúde à educação, passando pelos bombeiros e pela função pública.
-
- 12:57
-
Marcelo: "A Covax tem feito muito em termos de objetivos, mas a concretização tem sido insuficiente"
O chefe de Estado português, Marcelo Rebelo de Sousa, considera que a partilha de vacinas contra a covid-19 "ainda é insuficiente" e afirma que União Europeia e Portugal querem acelerar o processo.
-
- 12:57
-
“Os governos não têm feito nada". Jovens manifestam-se pela urgência da justiça climática
Várias dezenas de jovens do coletivo "Greve Climática Estudantil" concentraram-se hoje à porta da escola António Arroio, em Lisboa, tendo-se juntado depois a jovens em outras duas escolas para se manifestarem face à urgência da justiça climática.
-
- 12:42
-
Crise energética. Alemanha, Espanha, França e Reino Unido a braços com subida de preços
Aumentos de preços e subida da taxa de inflação são as notas comuns na Alemanha, Espanha, França e Reino Unido na atual crise energética, a que se soma a falência de empresas fornecedoras de gás e eletricidade.
-
- 12:22
-
Familia e clima são os fatores que mais pesam para o regresso dos emigrantes portugueses
Uma análise às expectativas de regresso dos emigrantes portugueses em França, Luxemburgo e Alemanha revelou que a família e o clima são os principais motivos para quererem voltar, ao contrário do emprego e dos benefícios sociais.
-
- 09:03
-
Jornada em memória das vítimas arranca hoje com centenas de iniciativas
A jornada em memória das vítimas da covid-19 arranca hoje com centenas de iniciativas por todo o país que se estendem até domingo, dia em que os promotores apelam a um minuto de silêncio às 14:00.
-
- 08:42
-
Filmagens da prequela da "Guerra dos Tronos" põe Monsanto em "estado de sítio"
A aldeia histórica de Monsanto, Idanha-a-Nova, vive, por estes dias, numa espécie de “estado de sítio” devido à preparação para as filmagens de "House of the Dragon", a nova série de “A Guerra dos Tronos”.
-